19 de janeiro de 2019

Ministério da Educação coloca no ar simulador do Sisu. Inscrições começam dia 22 de janeiro



O Ministério da Educação lançou, nesta semana, um simulador de notas no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Anunciado na noite desta quinta-feira (17), o sistema já está no ar e pode ser usado pelos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

De acordo com o edital, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Sisu, entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até 2 (duas) opções de vaga.

Além disso, o Sisu oferta vagas de ampla concorrência e vagas destinadas às políticas de ações afirmativas, como as cotas. O número total de vagas, bem como o número de instituições participantes do processo seletivo ainda será divulgado.


Ao acessar, o candidato terá a opção de utilizar o simulador online ou fazer download do aplicativo.

Veja aqui o calendário do Sisu

Período de Inscrições: 22 a 25 de Janeiro de 2019.

Resultado da chamada regular: 28 de janeiro de 2019.

Inscrição na lista de espera: 28 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019.

Matrículas nas instituições: 30 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019.

O resultado do Enem 2018 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só 55 candidatos tiraram a nota mil na prova de redação.



Os dados do simulador são os das notas mínimas exigidas para um candidato ter sido aprovado nas edições passadas do Sisu – isso não quer dizer que ele saberá com 100% de segurança se será ou não aprovado para determinada vaga no Sisu do primeiro semestre de 2019, mas dá uma ideia da concorrência.

"Com a ferramenta – que será um instrumento de consulta permanente –, à medida que o estudante inserir as notas, poderá verificar onde teria sido aprovado e em quais opções", afirmou o MEC, em um comunicado.

Ao inserir as notas do Enem em cada uma das cinco provas, o candidato recebe, do simulador, uma lista de todos os cursos em que a nota mínima exigida para aprovação era menor do que a nota dele no Sisu.



Ele ainda mostra qual seria a nota dele, caso esse tivesse concorrido com essa pontuação na edição passada. Isso acontece porque, como as universidades podem escolher pesos diferentes para cada curso em cada prova do Enem, a nota do Sisu acaba variando: um curso de medicina pode pedir mais peso para a nota de ciências da natureza, enquanto outro de história pode querer um peso maior à prova de ciências humanas, por exemplo.

O simulador do Sisu também permite que os candidatos façam diversos filtros para achar as opções de curso desejadas:

Modalidade (notas da ampla concorrência ou pela Lei Federal de Cotas)

Regiões do Brasil
Turno (integral, matutino, noturno ou vespertino)
Nome da carreira
Estado brasileiro

"O objetivo é manter o simulador sempre atualizado, com dados da última edição do Sisu, e disponível para acesso durante todo o ano, de forma a incentivar o estudante a melhorar o seu desempenho no Enem para obtenção de vaga no curso de graduação desejado", diz a nota do ministério.

(Texto editado pelo site, com informações do Inep, Ministério da Educação e Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário