20 de novembro de 2018

Ministério da Saúde lança edital para contratar mais de 8.500 médicos. Pará, um dos estados mais prejudicados pela saída dos médicos, precisa de 526 profissionais


O Ministério da Saúde publicou no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (20) o edital com cerca de 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos. As vagas, abertas para substituir médicos cubanos, são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil.

No Pará, serão abertas 526 vagas para médicos em todas as regiões do estado. Algumas cidades são extremamente dependentes do Mais Médicos. Bragança, por exemplo, precisará repor 15 profissionais; Paragominas, 11 e Santarém precisará receber nada menos que 17 novos médicos.

Marabá precisará preencher 5 vagas e Parauapebas, apenas 3.

A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio da saída de Cuba do programa, na semana passada por não concordar com as exigências feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O novo regime brasileiro quer que os médicos cubanos façam o Revalida - exame de validação de diploma para brasileiros e estrangeiros que, tendo cursado medicina em outros países, queiram clinicar no Brasil, entre outras medidas que não estão presentes na legislação que regulamenta o Mais Médicos. 

Ao todo serão oferecidas 8.517 vagas e neste edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) que já tenham registro no CRM do Brasil;
As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br.
No edital, é possível ver o número de vagas por município (confira a lista aqui). No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação.
Os médicos devem iniciar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro; a data-limite é 7 de dezembro;
Como muito provavelmente as vagas não serão preenchidas, o Ministério da Saúde já tem pronto um segundo edital que será lançado em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros.
Neste caso, para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer o Revalida. Mas, precisarão fazer o Revalida caso queiram exercer atividade também fora do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário