4 de abril de 2019

Idosa morre após corte irregular de luz em Santarém


No mesmo dia em que a Justiça paraense obriga a Celpa a cumprir a RN 414/2010 da ANEEL e suspende o desligamento de energia em alguns casos, a jornalista Franssinete Florenzano conta uma história triste e comovente e sem final feliz envolvendo a concessionária de energia elétrica e suas práticas ilegais. Leiam a seguir direto do Blog Uruatapera, de Franssinete Florenzano, sem tirar nem pôr, a história de D. Solange, publicada nesta quarta-feria (3).


Há duas semanas, em pleno sábado, dia 23 de março, homens a serviço da Celpa cortaram, sem dó nem piedade, a energia elétrica na residência de Dona Solange Rebelo dos Santos, uma frágil e pobre senhorinha de 65 anos. Ela protestou, mas eles foram implacáveis. Dona Solange, sem ter dinheiro para quitar a cobrança e sem assistência jurídica para impedir o corte abusivo, entrou em desespero, tomada pela dor de não poder acessar um serviço essencial, a vergonha perante os vizinhos, e sofreu um AVC, mas só no dia seguinte foi internada no Hospital Municipal de Santarém(PA), e na sexta-feira, dia 29, deram-lhe alta. Em casa, ela continuou a passar mal. Hoje (3 de abril) ela foi de novo internada mas faleceu por volta das 15h.



A suspensão do fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento só pode ser realizada em dias úteis da semana, durante o horário comercial, e o aviso deve ser feito pelos menos com 15 dias de antecedência. Além do dano moral e material, o ato ilegítimo e ilegal acabou por ceifar o bem mais precioso de um ser humano, a vida.

Nada trará Dona Solange de volta aos seus. Mas o ato criminoso precisa ser punido com rigor, a fim de evitar que mais pessoas morram pelo evidente abuso. Que a Defensoria Pública de Santarém, o Ministério Público e o Poder Judiciário amparem a família dessa infeliz vítima de um sistema perverso que não pode mais perdurar.

(Texto e imagem do blog Uruatapera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário