29 de março de 2019

IPÊS trabalha para garantir financiamento de projetos socioambientais na região de Carajás



Na sexta-feira (22), durante o Encontro de Parceiros e Famílias da EFA, em Marabá, outros eventos paralelos aconteciam. Entre eles a reunião ordinária do Instituto de Promoção Ecológica e Social (IPÊS), visando estabelecer o planejamento das ações do IPÊS previstas para o ano de 2019. A principal missão do instituto, este ano, será avançar na formalização de mais parcerias com órgãos públicos e empresas privadas que garantam recursos financeiros para projetos educacionais e socioambientais na região de Carajás.



O Instituto IPÊS foi criado em 14 de outubro de 2011 por um grupo de ambientalistas das mais diversas formações. A partir de 2017, estabeleceu uma parceria institucional com a EFA Marabá. um dos primeiros frutos dessa ação conjunta foi a aprovação de um projeto de financiamento no Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia. Com os R$ 18 mil reais conseguidos através do Edital foi possível colocar em funcionamento Unidades Produtivas e Educativas (UPEs) de Piscicultura, Avicultura e Biodigestor.

A ideia é que o Instituto IPÊS cumpra a função de representação institucional da EFA na captação de recursos. Também poderá atuar com outros projetos socioambientais coordenados por membros do instituto.

Além de trabalhar para estabelecer parcerias com órgãos do Governo do Estado, prefeituras da Região de Carajás, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e empresas para execução de projetos educacionais, geração de renda e ambientais, o IPÊS estabeleceu como meta a formalização da parceria da EFA com a prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).



Segundo os membros do IPÊS, o estabelecimento de convênio entre a EFA e a prefeitura de Marabá é essencial para garantir o funcionamento e a manutenção dos trabalhos nas UPEs já em operação e, no futuro, possibilitará expandir as atividades da Escola

O IPÊS pretende levar sua experiência como facilitador de convênios para outras iniciativas que tenham como foco a produção sustentável e a proteção ambiental aplicadas à Educação. Para Marcelo Nunes Vice-Presidente do Instituto de Promoção Ecológica e Social (IPÊS), nem só da EFA viverá o instituto. “Este é um momento que precisamos de fortalecimento institucional do IPÊS com as possíveis parcerias em curso, tendo a EFA como um dos principais projetos, mas temos condições legais para a criação e implantação de novas iniciativas”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário