Canaã dos Carajás inaugura na manhã deste sábado (30), sua primeira escola de tempo integral. A "Ronilton Aridal da Silva", terá também outra característica especial: será a primeira do município a contar com o projeto de Superbisão Militar Educacional, resultado de uma parceria da prefeitura com a Polícia Militar do Pará. O termo de convênio será assinado durante o ato de inauguração da unidade de ensino e é bem parecido com o acordo firmado entre a prefeitura de Marabá e a PMM para gerir a Escola Rio Tocantins, antigo CAIC.
A "Ronilton Aridal da Silva", recebe esse nome em homenagem a um ex-vereador da cidade já falecido. Segundo informa a prefeitura de Canaã, a escola está construída em um terreno com 3 mil metros quadrados de área, "conta com 12 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva coberta e quadra de areia. Atende aproximadamente 600 alunos, do 4° ao 9° ano, além da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola é destinada aos moradores do residencial Canaã e do bairro Nova Esperança. A previsão de início das aulas é dia 8 abril".
A gestão da escola será compartilhada entre a prefeitura e a Polícia Militar. O Plano de Trabalho a ser executado na escola foi elaborado pela PM, tendo como base o Programa de Ações Escolares (PAE), da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar e aprovado pela prefeitura. Além disso, caberá a PM, editar e atualizar o Manual do Aluno, espécie de código de conduta, por meio da DPCDH em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Canaã.
O 23º Batalhão da PM, sediado em Parauapebas, vinculado ao Comando de Policiamento Regional II, com sede em Marabá, vai supervisionar e prover monitores para atuarem, durante a folga, no Projeto de Supervisão Militar Educacional. Além disto, serão designados instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para ministrar o programa na escola.
A PM se compromete também a aprimorar as ações de policiamento preventivo no entorno da escola e a executar e o Plano de Segurança Escolar, elaborado especificamente para a Escola Ronilton Aridal. O convênio prevê que, periodicamente, os indicadores de segurança escolar (ISE), sejam mensurados e passem por avaliação da eficácia.
Já a prefeitura irá manter a infraestrutura física e material necessárias para a execução do projeto, incluindo reformas, sinalização adequada e instalações sanitárias, considerando a quantidade de policiais militares que atuam diariamente nas atividades de supervisão.
Além da vocação para o trabalho pedagógico, os policiais militares selecionados para atuar na escola, sob a supervisão da PM no Estado, são capacitados em um curso coordenado pela corporação, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH).
O Curso de Supervisão Militar Educacional tem 90 horas/aula de duração e é dividido em três fases, visando, na prática, habilitar os policiais com os conhecimentos necessários para o trato com o público escolar. O grande objetivo é diminuir a violência no ambiente colegial, por intermédio de métodos e procedimentos especializados, além de evitar que os estudantes tenham contato com as drogas através de instruções do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O convênio firmado entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Canaã dos Carajás é válido até 31 de dezembro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário