Nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal de Marabá, foi criada a União de Vereadores e Vereadoras da Região de Carajás (UVERC). A vereadora marabaense Priscila Veloso foi eleita presidente para o biênio 2019-2021.
A instituição reúne parlamentares de cerca de 14 municípios, entre eles Marabá e Parauapebas, dois pesos-pesados em número de eleitores e em arrecadação. A ideia das lideranças é organizar os vereadores para dar visibilidade às pautas municipalistas na região.
A diretoria da organização terá ainda a participação dos vereadores Vera Lúcia (Piçarra), Zacarias de Assunção Marques (Parauapebas), Wagno Godói (Itupiranga) e Emerson Fernandes Rezende (Nova Ipixuna).
Participaram do evento vereadores de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Tucumã, Itupiranga.
Levando em consideração que os vereadores que participaram da criação da UVERC têm conexões com deputados estaduais e federais, senadores e ministros - e atuam em colégios eleitorais que, somados, passam de 500 mil eleitores - se conseguirem encontrar pontos de convergência, é possível que tenham mais força para pressionar os governos federal, estadual e municipais.
Será a capacidade de passar por cima de eventuais divergências políticas e criar um espaço de convergência de interesses que vai definir se a UVERC terá sucesso ou será apenas mais uma, entre as tantas iniciativas que não foram muito longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário