As fortes chuvas que caíram em Parauapebas e região nas últimas horas fizeram o nível do rio Parauapebas subir da cota de 9,20 metros, para bem próximo da cota de 10 metros acima do nível normal. Com isso a Defesa Civil da cidade entrou em estado de Alerta, o penúltimo na escala que vai de Vigilância, o mais brando, até Alerta Máximo, o que pode causar mais danos. Até agora, não há registro de perdas humanas em decorrência da enchente.
Segundo nota emitida pela Defesa Civil do município, "em treze horas, o volume de chuva registrado foi de 122.8 mm e o nível do rio Parauapebas passou de 9,27 para 9,98 metros acima do considerado normal, ocasionando alagamentos, inundações e até deslizamentos em alguns pontos da cidade."
Até agora, os bairros mais atingidos pela enchente foram União, Primavera e Liberdade I e II. Segundo a Defesa Civil pelo menos 32 famílias já foram atingidas pelas águas e retiradas de suas casas.
Já no Rio Verde, Vila Nova, Guanabara e Casas Populares há notícias de pontos de alagamentos.
A Defesa Civil da cidade emitiu nota, informando a situação e orientando os moradores no sentido de que entrem em contato com o órgão para notificar casos de alagamento e assim possibilitar o pronto atendimento aos atingidos.
O plano de contingências da cidade foi acionado e, além da Defesa Civil, DMTT, Guarda Municipal e as secretarias municipais de Assistência Social, Obras e Serviços Urbanos atuam nos locais.
Veja mais imagens da Defesa Civil em ação, logo após a nota da prefeitura de Parauapebas:
Os principais bairros atingidos pela inundação devido à cheia do rio são: União, Primavera e Liberdade I e II. Já no Rio Verde, Vila Nova, Guanabara, Casas Populares e Amec Ville foram registrados pontos de alagamentos.
Equipes da Defesa Civil, Dmtt, Guarda Municipal e de secretarias municipais como Assistência Social, Obras e Serviços Urbanos atuam nas áreas atingidas, dentro de suas respectivas funções para garantir assim, a segurança dessas comunidades.
Até o momento, 32 famílias já foram atendidas e por questões de segurança, retiradas de suas casas. A maioria preferiu se abrigar na casa de parentes e ou amigos.
A prefeitura reforça a recomendação às famílias que vivem em áreas de riscos para acionarem a Defesa Civil de forma preventiva. Contribuindo para o pronto atendimento a todos que precisarem.
Para acionar a Defesa Civil a população deve entrar em contato pelos telefones: 3356-2597 ou 199.
Nenhum comentário:
Postar um comentário