A interdição da BR-163 continua, apesar atuação conjunta entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal (PRF) continua nesta segunda-feira, (4), para garantir o deslocamento dos caminhões que estão na rodovia, indo em direção aos portos de Miritituba/PA. A previsão de liberação do tráfego, antes fixada para hoje, foi adiada para a próxima quarta-feira (6).
O objetivo imediato é liberar todas as carretas que estão no trecho entre o município paraense de Novo Progresso e Moraes Almeida, distrito de Itaituba. A BR-163 é o principal acesso ao porto de Mirirituba, responsável por garantir o escoamento de grande parte da produção de grãos da região centro-este, em especial de Mato Grosso.
A PRF dá suporte a operação, organizando os veículos e evitando a formação de filas duplas. A medida é importante para garantir o retorno ao Mato Grosso das carretas descarregadas, para permitir o acesso aos portos em Miritituba, e para auxiliar no trabalho de trafegabilidade da região.
Segundo o DNIT, está sendo dado apoio aos caminhoneiros. Cabe ao Exército continuar realizando a entrega de alimentos e a distribuição de água potável para os caminhoneiros. Além disso, uma equipe local está dando assistência em saúde ao longo da via.
As equipes trabalham para que a manutenção emergencial garanta a passagem de veículos. Entretanto, as fortes chuvas na região trazem dificuldades à operação. Em função disso, o tráfego de novos caminhões para o trecho, saindo de Mato Grosso, está bloqueado no município de Guarantã/MT.
Com a pista escorregadia, os caminhões carregados têm dificuldades para subir as serras em Moraes Almeida. O fluxo na região é totalmente interrompido diariamente, das 22h às 6h, próximo a Novo Progresso, por motivos de segurança e para conservação da via. O tráfego flui, em pista única, entre 7h e 21h.
Caminhoneiros que ainda estão em Mato Grosso, fora da área crítica, são orientados a só iniciem a subida para o Pará a partir de terça-feira (5), evitando a saturação do trecho. O bloqueio está sendo realizado nos municípios de Santa Helena e Guarantã do Norte (MT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário