1 de fevereiro de 2019

TUDO DOMINADO! Dr. Daniel, articulado por Helder, é o novo presidente da Assembleia Legislativa



Dr. Daniel Barbosa Santos (Sem-Partido), foi eleito no início da tarde desta sexta-feira (1º), para ser o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em candidatura única. O mandato de Daniel será de 2019 a 2020. Daniel teve 37 votos e houve 1 voto em branco, 1 deputado se absteve e 2 votos foram declarados nulos.

A eleição ocorreu logo após a solenidade de posse dos deputados estaduais eleitos no pleito de outubro do ano passado. Na sessão solene de posse, estiveram presentes o governador Helder Barbalho e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.

A articulação da candidatura de Daniel foi feita a partir da orientação do governador Helder Barbalho e deixou pelo caminho algumas pré-candidaturas do MDB e algumas rusgas que terão que ser aparadas pelo novo presidente do Poder Legislativo estadual. Está mantida a tradição segundo a qual nenhum governador deixou de ter um aliado na presidência da Assembleia.


Dr. Daniel é médico e ex-vereador em Ananindeua (PA), a segunda maior cidade do Pará em número de habitantes. Foi o deputado estadual mais votado do Estado nas últimas eleições, com mais de 113 mil votos e é natural de Açailândia (MA). Elegeu-se pelo PSDB, mas apoiou o atual governador Helder Barbalho contrariando seu partido, que apoiou Márcio Miranda.

Logo no início deste ano, a partir do momento em que foi revelada a articulação de Helder para eleger Dr. Daniel presidente da Alepa, o deputado foi expulso do PSDB. Num primeiro momento a expulsão foi revertida por José Megale, mas foi mantida depois pelo presidente do PSDB, Fernando Flexa Ribeiro. O site contou esta história neste link.

A eleição de Daniel passa pela disputa, em 2020, em Ananindeua, cidade onde o governador começou sua carreira e da qual foi prefeito por dois mandatos. Dr. Daniel está pavimentado seu caminho para disputar a prefeitura da cidade geminada com Belém.

Esta é a primeira vez na história da Alepa, em 19 legislaturas, que um deputado sem partido elege-se presidente.



A chapa para os demais cargos da Mesa Diretora também foi única e recebeu 37 votos a favor, havendo dois votos em branco e 2 votos nulos.

O 1º Vice-Presidente será o deputado Rento Ogawa (PR). Michelle Begot (PSD) será a 2ª Vice-Presidente. A 1ª Secretaria será ocupada pelo deputado Eraldo Pimenta (MDB). Vitor Dias (PSDB) ficará na 2ª Secretaria. Dilvandra Faro (PT) será a 3ª Secretária e Hilton Aguiar (DEM) será o 4º Secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário