A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas (Ascom/PMM) informou na tarde desta sexta-feira (1º), que o prefeito Darci Lermen, assinou hoje o Decreto 086/2019, criando um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar propostas, fiscalizar, acompanhar e implementar panos emergenciais e outras ações que envolvam a segurança das barragens de contenção de resíduos da mineração no município.
Na manhã desta sexta-feira, Darci recebeu técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Segurança Institucional, Mineração, além de representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Segundo a Ascom, "a iniciativa integra atividades que já vinham sendo desenvolvidas pela Prefeitura sobre o assunto, como estudos e pareceres técnicos emitidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e participação da Defesa Civil no simulado de rompimento de barragens."
Darci tomou a decisão de apertar a fiscalização das barragens erguidas no município de Parauapebas tão logo soube do desastre ocorrido em Brumadinho (MG). Na sexta-feira passada, uma das represas rompeu na mina do Córrego do Feijão. Até aqui, foram confirmadas as mortes de 110 pessoas e 238 estão desaparecidas.
Na segunda-feira (28), por determinação de Darci, os órgãos municipais se reuniram com representantes da Vale e de outros órgãos estaduais e federais para começar o detalhamento da fiscalização.
Darci determinou que o GT apresente o resultado dos trabalhos em 30 dias, consolidando um plano de ação que atenda aos interesses de Parauapebas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário