1 de janeiro de 2019

Posse de Bolsonaro I - Querida, encolhi o público!



O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão encarregado em organizar e monitorar a posse de Jair Bolsonaro (PSL), estimava entre 250 mil e 500 mil o número de pessoas que compareceriam à posse do líder do novo regime. O mesmo GSI, contudo, confirmou a impressão que tiveram os espectadores. Segundo o órgão, foram cerca 115 mil aqueles que se dispuseram a assistir ao evento.

Detratores de Bolsonaro dirão que, afinal de contas, não existem tantos bolsominions no Brasil. mas as medidas extremas de segurança e o fato de que amanhã, dia 2, todos terão que trabalhar, podem ter sido responsáveis pelo relativo esvaziamento da festa de Bolsonaro. Com quatro barreiras estabelecidas ao longo do Eixão e acesso liberado apenas a partir da Rodoviária de Brasília, o público teve dificuldades em acessar a Esplanada.

Mas, se faltou povo, sobrou segurança. Para guarnecer Bolsonaro foram mobilizados mais de 10 mil agentes de segurança, entre policiais militares, bombeiros e elementos do Exército, Marinha e Aeronáutica, além dos Serviços de Inteligência.

A posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro 2002, continua sendo aquela que registrou maior público. Naquela quarta-feira, nada menos de 200 mil pessoas foram à Esplanada para acompanhar a solenidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário