17 de janeiro de 2019

Polícia Civil deflagra operações em quatro regiões do Pará para combater milícia, narcotráfico e pirataria



A Polícia Civil do Pará deflagrou, nesta quinta-feira (17), quatro operações simultâneas em diversas regiões do interior do Estado, para combater crimes cometidos por grupos de milícias, tráfico de drogas e "pirataria" nos rios. Ao todo, 150 policiais civis, coordenados pelo Delegado Geral Alberto Teixeira (ao centro, na foto, ladeado pelo governador Helder Barbalho e o vice-governador Lúcio Vale), participam das operações iniciadas às 6 horas da manhã. As operações são realizadas em municípios das regiões de Marabá (Carajás); Abaetetuba (Baixo Tocantins); Soure (Marajó Oriental) e Breves (Marajó Ocidental).

Estão em atuação policiais civis do interior do Estado, com apoio de policiais civis do GPE (Grupo de Pronto-Emprego), equipe tática da Polícia Civil. Sob coordenação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), da Polícia Civil, sob comando do delegado José Humberto Melo, por determinação do delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, as operações visam dar cumprimento a mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.

Até o momento, já foram cumpridos 23 mandados de prisão preventiva. Em Marabá, foram cumpridos três mandados de prisão; Em Soure, foram cumpridos 10 mandados de prisão, e em Limoeiro do Ajuru, foram mais dez mandados de prisão cumpridos.

As operações que estão sendo realizadas hoje são as seguintes:

- Operação "Longa Manus" foi deflagrada na região do Carajás, no sudeste do Pará, com sede em Marabá, pela Superintendência Regional do Sudeste Paraense. Veja os detalhes desta operação no artigo anterior.

- Operação "Red" foi deflagrada pela Superintendência Regional do Baixo Tocantins, sediada em Abaetetuba, é realizada em Limoeiro do Ajuru, para o cumprimento de 22 mandados judiciais, dos quais, 10 mandados de prisão preventiva e outros 12 mandados de busca e apreensão relacionados aos crimes de tráfico e homicídios ligados a facções criminosas. Estão mobilizados 15 equipes de policiais civis da Superintendência, do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação de Abaetetuba) e NAI de Castanhal com apoio de uma viatura da PM de Limoeiro do Ajuru.

- Operação Puma II é realizada pela Superintendência Regional do Marajó Oriental, com sede em Soure, para cumprir mandados judiciais, entre prisões preventivas e de busca e apreensão, em 10 locais na cidade de Soure indicados como pontos de tráfico de drogas. A operação conta com policiais civis da Superintendência de Soure e do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação). No total, 25 policiais civis estão em atuação na operação em Soure.

- Operação Estreito Livre é realizada pela Superintendência Regional do Marajó Ocidental, com sede em Breves, e com participação de policiais civis da Delegacia de Polícia Fluvial. O objetivo é combater a "pirataria" (assaltantes) nos rios da região praticada por associações criminosas especializadas em roubos a embarcação que atuam na região dos Estreitos de Breves, onde há grande trânsito de balsas e embarcações. Na região, há nove mandados de prisão a serem cumpridos.

(Com informações e imagem da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário