17 de janeiro de 2019

Com nova iluminação em LED, Parauapebas vai economizar 60% na conta de luz



Você pode achar muito alto o investimento - afinal, serão investidos cerca de R$ 100 milhões. Mas, é difícil negar o impacto que causa a nova iluminação com lâmpadas de LED. E é essa luz mais intensa e clara que começa a tomar conta de Parauapebas. Até sexta-feira (18), o bairro Casas Populares 2 deverá ser atendido pelo novo serviço. Na segunda-feira (21), será a vez da Palmares 2.

E a nova iluminação vai chegando. Liberdade II, Guanabara, Caetanópolis, Jardim América, Bom Jesus, Betânia, Altamira, Tropical I e II, Vila Nova e a lista segue. Quando o trabalho for concluído, o prefeito Darci Lermen garante que cerca de 35 mil pontos de iluminação em LED estarão espalhados por todos os bairros de Parauapebas.



Segundo a Eletrobras, a iluminação pública no Brasil corresponde a aproximadamente 4,5% da
demanda nacional e a 3,0% do consumo total de energia elétrica do país. O equivalente a uma demanda de 2,2 Giga Watts e a um consumo de 9,7 bilhões de kWh/ano. 

Atualmente, existem aproximadamente 15 milhões de pontos de iluminação pública em todo o país. Destes, 62,93% utilizam lâmpadas de "vapor de sódio", que apresentam um rendimento de aproximadamente 5.000 lumens. De fato, este rendimento é muito maior quando comparado às lâmpadas incandescentes, mas já é considerado ultrapassado.



Não tem jeito, atualmente o sistema de iluminação que mais chama a atenção pela sua longa durabilidade (50.000 horas), alto rendimento, combinado com um baixíssimo consumo de energia elétrica, é mesmo o LED (“light emitting diode” ou diodos emissores de luz).

O LED é um diodo semicondutor que quando energizado produz luz visível que alcança 7.200 lumens usando muito menos energia para isso. As lâmpadas de LED não são fabricadas com materiais nocivos à saúde humana e à natureza, apresentam baixíssima taxa de manutenção, são menores, versáteis e menos vulneráveis quando comparados às aturais lâmpadas de vidro. 



Com este investimento milionário na troca do sistema de iluminação pública, a Prefeitura de Parauapebas vai economizar cerca de 60% do valor repassado à Celpa pelo consumo de energia e os equipamentos que estão sendo implantados têm alta durabilidade, que pode chegar a 12 anos. Além disso, a cidade fica cada vez mais clara e bonita, com óbvio impacto na forma como o cidadão pode passar a usufruir da cidade e isso se aplica até mesmo na segurança pública.

Então, na próxima vez que você percorrer as ruas da cidade à noite, aprecie a luz intensa que vem dos postes e pondere: vale ou não investir em melhorias como essas?  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário