10 de novembro de 2015

ANAPU - Pastoral da Terra acusa "Taradão" de envolvimento em morte de posseiros

O Ministério Público Federal (MPF), deverá designar nos próximos dias os elementos que integrarão uma força-tarefa que irá até a cidade de Anapu, oeste do Pará, para apurar as denúncias feitas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Segundo a entidade religiosa, haveria uma "lista" de marcados para morrer´e pelo menos sete posseiros já teriam sido mortos em função da luta pela terra.

O MPF, através da Procuradoria da República em Altamira, vai abrir inquérito para apurar as denúncias.

Sete mortes ocorridas na região nos últimos quatro meses, segundo a CPT, estariam relacionadas à questão fundiária. Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão (na foto ao lado), apontado como um dos mandantes do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005. 

Nesta terça-feira (10), a Ouvidoria Agrária Nacional, deve se reunir com outras organizações para tratar da situação de Anapu.

É possível que policiais militares sejam deslocados para a zona rural de Anapu, como forma de tentar reduzir a tensão entre fazendeiros e posseiros.

Atualmente, a área em disputa é o chamado Lote 83 da gleba Bacajá, chamada de “fazenda de Taradão". Cinco dos assassinados estavam ligados de alguma forma à disputa por essa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário