25 de setembro de 2014

Pesquisa Ibope no Pará sob suspeita de fraude

A última pesquisa do Ibope, contratada pela TV Liberal e divulgada no dia 13 de setembro, está sendo contestada na Justiça Eleitoral pela Coligação Todos pelo Pará, de Helder Barbalho. O departamento jurídico da campanha ingressou com queixa-crime na qual relaciona diversos problemas graves que podem ser considerados como fraudes.
Analisando os questionários e o plano amostral da pesquisa, os advogados de Helder perceberam que o Ibope anunciou que pesquisaria em 44 municípios, mas aplicou questionários em apenas 17 cidades.
Além disso, a proporcionalidade entre população e número de questionários não foi observada. Em Salinas - cidade comandada pelo PSDB de Jatene - com 38 mil habitantes, foram aplicados 112 questionários. Já em Santarém - com 290 mil habitantes - foram feitas 56 entrevistas e em Belém - 1 milhão e 400 mil habitantes - foram aplicados 168 questionários.
Marabá e Altamira, por exemplo, dois dos mais significativos colégios eleitorais do sudeste do Pará, não foram incluídos na pesquisa.
Agora, a Justiça Eleitoral agora vai analisar o caso e, se acatar a denúncia, o Ibope e seus dirigentes poderão ser condenados por crime eleitoral, além de também serem obrigados a responder na justiça comum por fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário