4 de agosto de 2013

Alô, alô, SEMMA! Queimadas acontecem no centro de Marabá!


Agosto mal começou e o inferno das queimadas já ameaça causar os prejuízos ambientais de sempre.
Na tarde deste domingo (4), em Marabá, dois focos de incêndios na área urbana exigiram a ação do Corpo de Bombeiros.
O primeiro deles, na Folha 33, foi rapidamente contido. Os bombeiros providenciaram um aceiro para impedir que o fogo se alastrasse e alcançasse as poucas residências existentes nas imediações.
O outro foco, porém, até este momento - cerca de 17h30 - ainda avançava. O incêndio, na estrada de acesso à Marabá Pioneira, ameaçava atingir o bambuzal que margeia a via.
Através de contato telefônico com o Corpo de Bombeiros, o blog foi informado que a guarnição está monitorando a queimada e, segundo o oficial responsável, não há risco imediato de dano ao bambuzal, mas o tráfego pode ficar complicado no local. Sempre que o vento muda de direção, as chamas aproximam-se mais da via e a fumaça reduz a visibilidade. Motoristas devem trafegar com cuidado na região.
Os meses de agosto, setembro e outubro tradicionalmente são aqueles nos quais os focos de queimadas aumentam na Amazônia e, em especial, na região do Carajás. Além do uso do fogo para abertura de novas áreas de pastagem, nos centros urbanos da região o fogo é usado para "limpar" grandes lotes, quase todos de propriedade de empresários que os usam como instrumento para especulação imobiliária. Uma lástima que ações como essas continuem a ser consideradas "normais". Está claro que é preciso agir para prevenir danos ambientais - e humanos - ainda maiores. Com a palavra a Secretária de Meio Ambiente de Marabá. Vejam a seguir algumas imagens do incêndio de hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário