4 de agosto de 2013

CTA de Marabá realiza ação de combate à Aids e outras DSTs. Parabéns!

Qualquer um que fale ou escreva sobre Saúde Pública no Brasil e não comece afirmando a situação de indigência, na qual se encontra o setor, merece ser devidamente ignorado. A coisa toda é caótica, cheia de vícios corporativos e meandros burocráticos, feitos para emperrar o serviço. Isso tudo - e muito mais - é verdade e atinge a todos nós de forma brutal.
Mas, exatamente por conta das mazelas descritas acima, é preciso dar relevo às ações positivas praticadas por inúmeros profissionais da Saúde.
Hoje, na Praia do Tucunaré, acompanhei a atuação do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, que pode ser considerado a linha de frente contra o avanço das doenças sexualmente transmissíveis.
Foram feitos 70 testes para HIV/AIDS e VDRL. De forma rápida, anônima e com exatidão, quem procurava as técnicas do CTA era atendido e, em pouco mais de 15 minutos já conhecia o resultado. Felizmente, nenhum foi positivo.
Mas, nem sempre é assim.
Conversando com Leyliane Feitosa, bioquímica do CTA, percebi a preocupação com o avanço de doenças como Aids, sífilis e hepatites, principalmente entre mulheres, inclusive grávidas, e jovens. O descuido e alta rotatividade de parceiros são fatores que aumentam os riscos de contrair essas doenças. Está claro que é preciso retomar as campanhas de alerta contra essas doenças.
Descobri que o CTA, além de fazer os testes e encaminhar os pacientes ao tratamento, também age de forma educativa. É o caso de diretores de escola, presidentes de associações, sindicatos e centros sociais de Marabá, tratarem de demandar ao CTA palestras, distribuição de preservativos e realização de testes, ações que o Centro está preparado para fazer .
O avanço da medicina em relação à cura dessas doenças fez arrefecer o ímpeto das campanhas educativas. É bom que se diga: ATÉ AGORA AIDS NÃO TEM CURA. Pode-se, no máximo, conviver com ela e com graves sequelas. A MELHOR ATITUDE É A PREVENÇÃO.
De toda sorte, parabéns à equipe da dra. Leyliane. Vendo cada usuário sorrir após saber que não tem qualquer dessas doenças, é fácil perceber a importância do trabalho desenvolvido por este setor - entre outros. Ações positivas e eficazes como essas, fazem a gente ainda ter esperança que, um dia, a Saúde Pública neste país seja digna dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário