O Governo Jatene começou o ano novo do jeito que mais gosta: criando e aumentando taxas e impostos. Além de criar a "taxa da mineração", o governo tucano passou a cobrar novos valores nas taxas para os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA).
Como não era esperado o funcionamento da autarquia, o movimento acabou sendo pequeno na manhã de quarta (4), no setor de atendimento ao público do órgão, em Belém. Nos demais municípios também não foi diferente. Nos últimos dois dias, todos os serviços e procedimentos administrativos do órgão, exceto a aplicação de exames já agendados, foram suspensos para a adequação do sistema interno com as novas taxas reajustadas desde o dia 1º, de acordo com o valor monetário da Unidade Padrão Fiscal (UPF) do Pará, que agora é de R$ 2,30 para o exercício de 2012. A partir de hoje, contudo, o inferno volta a abrir suas portas nas agências do Detran.
“O recesso era para durar até o dia 5, mas como conseguimos fazer todas as adequações até a terça, retomamos o atendimento ao usuário já nesta quarta-feira”, informou o coordenador de planejamento do Detran, Carlos Valente (foto acima). Segundo ele, as novas taxas já estão disponíveis no site do órgão, na própria sede ou agências da autarquia para que o cidadão possa consultá-las.Durante a parada técnica, o Detran também realizou um levantamento de todos os condutores e veículos que estão irregulares. Carlos ressalta que a partir de agora esses condutores, para se regularizarem, já serão taxados sob os novos valores estipulados pela UPF.
Carlos alega, em entrevista à Agência Pará, que as novas taxas aplicadas aos serviços no Detran, além de outros investimento do Governo do Estado, possibilitarão a ampliação do órgão no interior, com a implantação de mais três novas agências (Parauapebas, Castanhal e Abaetetuba), além da construção de um novo parque de retenção na capital e reforma e ampliação de outras 16 agências, como as de Marabá, Santarém, Altamira, Redenção, Tucumã e Itaituba. Mas, no planejamento do estado não há nada nesse sentido. Essas obras não aparecem listadas entre aquelas que serão executadas este ano.
O valor elevado das taxas do Detran contrastam tristemente com a precariedade dos serviços prestados. Longas filas, documentos extraviados ou entregues com atraso de até seis meses e outras mazelas mais fazem do Detran sinônimo de sofrimento para o usuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário