Doadores de todo o estado responderam à convocação feita pela Fundação Hemopa na última semana de 2011. Graças ao comparecimento dos doadores, o centro conseguiu manter o Banco de Sangue abastecido o suficiente para atender a demanda do período festivo. O problema é que no início de ano o número de doadores cai consideravelmente, o que é motivo de preocupação, já que a fundação envia sangue para vários hospitais. O Hemopa da capital, por exemplo, fornece bolsas de sangue para 85 hospitais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e dá suporte para outros 95 hospitais do estado, além de atender pacientes hemofílicos na própria sede, em Belém. Para garantir esse abastecimento é necessária a quota de 300 coletas por dia, mas atualmente esse número tem chegado ao máximo de 180. “O banco de sangue está com o número equilibrado, mas se não conseguirmos aumentar o número de doações neste período vamos ficar em déficit. Por isso fazemos um novo chamado à população para que compareça ao Hemopa e nos ajude a alcançar a meta estipulada”, disse a assistente social Lilian Bouth. O Hemopa já mira o incremento da demanda durante o Carnaval, quando os estoques são usados quase que integralmente.
Para ser doador é preciso ter acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e ter idade entre 16 anos e 67 anos, lembrando que os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. Para doar sangue é necessário estar bem alimentado e apresentar um documento de identificação original e com foto. Além da sede em Belém, o Hemopa está presente em Marabá, Castanhal, Abaetetuba, Capanema, Tucuruí, Altamira e Redenção.
Em Marabá, o Hemocentro Regional de Marabá está situado na Avenida Transamazônica, Quadra 12, S/N, entre Av. Hileia e Amazônia, no Bairro Amapá. O Hemopa Marabá faz em média 580 coletas por mês e 716 transfusões. Desse total de bolsas coletadas, chama a atenção o fato de 38% delas serem do sexo feminino. Na hemorrede brasileira as doações de mulheres alcançam menos de 30% da média mensal. A unidade é responsável pela cobertura do Hospital Regional do Sudeste do Pará, Hospital Municipal de Parauapebas e Hospital de Canaã de Carajás. O hemocentro tem ainda sob sua responsabilidade de gestão o Núcleo de Hemoterapia (NH) de Redenção.
Doar sangue não causa qualquer mal à saúde e é um fabuloso ato de solidariedade. Doe sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário