Ao contrário de Marabá, onde todos os detentos beneficiados pela saída temporária retornaram às casas penais, no restante do Estado a coisa não andou igual.
Segundo informa a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) do total de 812 internos do regime semi-aberto que receberam o benefício da saída temporária de Natal e Ano Novo, 667 retornaram às unidades prisionais. Desse total, 145 bandidos não retornaram. Isso significa uma evasão de aproximadamente 17%, percentual que se mantém na média do ano anterior, em que 16% dos internos não voltaram para as unidades.
A Susipe comunica os casos de não retorno ao juízo da execução penal que concedeu a saída, a fim de que seja instaurado o processo de regressão de regime. Uma vez recapturados, os marginais foragidos voltam para o regime fechado. A relação dos foragidos também é comunicada à autoridade policial competente para que tome conhecimento.
Nove Mortes
Enquanto isso, de acordo com Edinaldo Sousa, do Jornal Opinião, o Instituto Médico Legal (IML), em Marabá, necropsiou nada menos que nove corpos nos dois últimos dias de 2011. De Marabá foram sete corpos, enquanto Parauapebas e São Geraldo enviaram um corpo cada para ser periciado em Marabá.
A maioria dos mortos apresentava sinais de esfaqueamento. Um deles foi morto a tiros e dois morreram por conta de acidente de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário