A Prefeitura de São Félix do Xingu, decretou situação de emergência, na manhã desta segunda-feira (1). As fortes chuvas que atingem a região desde o início do ano deterioraram as estradas que interligam o município e até mesmo o acesso à Tucumã e Marabá foi interrompido. Pelo menos três distritos estão completamente isolados e uma ponte sobre o rio Cinza desabou.
A decisão foi comunicada ao governador Helder Barbalho, que a partir desta terça-feira (2), desembarca em Marabá, na região de Carajás, onde deve permanecer por três dias. A Governadoria não informou se Helder visitará São Félix do Xingu ou se a prefeita do Município, Minervina Silva, será recebida pelo governador para discutir as medidas de emergência e a forma como o Estado pode ajudar.
A prefeitura de São Félix afirma que 5.512 famílias, ou 22 mil pessoas, foram atingidas pelas chuvas até agora. Já são 3.083 pessoas desalojadas de suas casas e 832 desabrigadas, entre elas colonos e indígenas.
As comunidades de Lindoeste, Sudoeste e Cascalheira, todas na zona rural da cidade, estão completamente isoladas. Mais de 230 quilômetros separam essas comunidades do centro de São Félix do Xingu, o terceiro maior município do Estado e aquele com maior malha de estradas vicinais.
Aproximadamente 1.500 crianças estão impedidas de ir à escola por contas das péssimas condições da estrada. Até o momento ainda não há registro de nenhuma vítima de possíveis acidentes causados pela cheia.
a Prefeitura de São Félix do Xingu disse que, em alguns pontos mais acessíveis, a Secretaria de Obras do município está trabalhando na recuperação de trechos afetados.
A prefeitura disse também que ainda aguarda um posicionamento de órgãos estaduais, federais e do governo do Estado confirmando a situação de emergência no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário