Já está preso em Tucuruí e à disposição da Justiça, um dos quatro assassinos da líder camponesa Dilma Ferreira Silva. A Polícia Militar de Nova Ipixuna, através do 18° Pelotão, pertencente ao 4° Batalhão de Polícia Militar, sediado em Marabá, prendeu na tarde desta segunda-feira (1º), Cosme Francisco Alves (na foto acima), após denúncia anônima. Cosme Alves é um dos executores de duas chacinas ocorridas em Baião entre os dias 22 e 24 de março. Em uma dessas chacinas, Dilma Ferreira, dirigente do do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), foi torturada e assassinada por Cosme e seus outros três irmãos, que ainda estão foragidos.
O mandante da chacina, Fernando Ferreira Rosa Filho, o “Fernandinho” (na foto abaixo, durante sua prisão), já está preso desde o dia 26. Ele contratou os irmãos Alves - Cosme Alves, Marlon Alves, Alan Alves e Glaucimar Francisco Alves - para livrar-se dos vizinhos e dos trabalhadores de sua fazenda que pretendiam acionar a Justiça em busca de seus direitos trabalhistas.
Em apenas três dias de trabalho intenso, a Polícia Civil usando uma força-tarefa coordenada pelo delegado-geral Alberto Teixeira, identificou os assassinos e localizou e prendeu o mandante.
"Fernandinho", além de mandante dessas duas chacinas, também responde por acusações de homicídios, tentativa de homicídios, grilagem de terra, agiotagem, receptação de cargas roubadas e tráfico de drogas. Em sua fazenda, distante pouco mais de 14 quilômetros do PA Salvador Allende, onde Dilma e seus companheiros foram torturados e mortos, uma pista clandestina estava sendo construída para facilitar o transporte de entorpecentes.
Além de Dilma Ferreira, também foram assassinados no PA Salvador Allende, Claudionor Amaro Costa da Silva, 42 anos, e Hilton Lopes, 38 anos. Os corpos apresentavam sinais de tortura. Na fazenda do mandante do crime foram mortos e tiveram seus corpos queimados, Marlete da Silva Oliveira e Raimundo de Jesus Ferreira, casal que trabalhava como caseiros na fazenda e Venilson da Silva Santos, tratorista que prestava serviços no local.
Prisão do Assassino
A polícia de nova Ipixuna foi informada da presença de Cosme Alves em uma residência, situada na Rua Maranhão, N° 59, Bairro Nova Canaã.
Ao fechar o cerco, o suspeito foi abordado e informou três nomes falsos. O acusado foi revistado, algemado e conduzido para a delegacia, onde prestou depoimento.
As investigações continuam para capturar Marlon Alves, Alan Alves e Glaucimar Francisco Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário