18 de abril de 2019

EFETIVO REDUZIDO: MP cobra e Polícia Civil toma providências para garantir agilidade em inquéritos de três municípios do sudeste do Pará



O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), quer saber o que está atrasando a conclusão de inquéritos policiais que tramitam em São João do Araguaia, Brejo Grande e Palestina do Pará. Para obter respostas, convidou os delegados que atuam nesses municípios para uma reunião que ocorreu nesta segunda-feira (15). O MP ouviu dos policiais que a escassez de efetivos da Polícia Civil vinha emperrando o andamento dos trabalhos e foi informado das providências que foram tomadas.





Segundo o promotor Gilberto Lins Filho, que conduziu o encontro, os relatórios de inspeção feitos pelo MP constataram um acúmulo nos procedimentos policiais que retornam para diligências. “Foi destacado ainda que o efetivo atualmente lotado nas delegacias de São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará não é suficiente para o atendimento as demandas da população”, informa. Uma ação civil pública foi ajuizada pelo MP visando obrigar o Estado a suprir as deficiências apontadas.

O delegado Thiago Carneiro, Superintendente da Polícia Civil em Marabá, reconheceu o problema causado pela escassez no efetivo da Polícia Civil no interior do Estado do Pará e lembrou que houve a designação de mais um investigador para o município de São João do Araguaia, além de haver designado os delegados Luiz Otávio de Barros e Ana Paula Trigo para responder pelas delegacias nos três municípios.

A delegada Ana Paula informou que já está sendo providenciado um local adequado na própria Delegacia de Polícia de São João do Araguaia, para os veículos que se encontram no pátio da Depol, para a devida guarda dos bens.



“Somado a isso, destacamos que a Polícia Civil está firmando um convênio com o Departamento Municipal de Transito (DMTU), em Marabá, para que os veículos sejam remanejados para o pátio do Departamento”, disse.

Já o delegado Luiz Otávio apontou as melhorias estruturais e procedimentais obtidas nas delegacias, bem como destacou o rodízio acordado na Depol de São Domingos do Araguaia, para que o atendimento dos munícipes seja feito na Delegacia de São Domingos do Araguaia, quando as delegacias de Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará e São João do Araguaia estiverem fechadas (períodos noturnos, finais de semana e feriados).

O delegado Victor Costa Leal, corregedor da Polícia Civil em Marabá, destacou a existência da polícia civil itinerante, bem como lembrou que a designação dos Delegados Ana Paula e Luiz Otávio para os municípios de atribuição da Promotoria de Justiça dá-se “principalmente pela capacidade e forma ágil e célere nas investigações”.



Participaram do encontro o delegado de Polícia Civil Luiz Otávio Ernesto de Barros, dos municípios de São Domingos do Araguaia e Palestina do Pará; Ana Paula Fernandes Trigo Mattos de Castro, delegada de Polícia de São João do Araguaia e Brejo Grande do Araguaia; Thiago Carneiro Rodrigues, Superintendente da Polícia Civil em Marabá, e Victor Costa Lima Leal, corregedor de Polícia Civil, em Marabá.

(Texto editado pelo site, com informações e imagem da Ascom/MPPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário