29 de março de 2019

Por suporte para Escola Família Agrícola, EMATER sugere ampliação de cooperação com Prefeitura de Marabá




A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater – Pará), quer ampliar o convênio mantido pelo órgão com a Prefeitura de Marabá. O objetivo do termo aditivo sugerido pela Emater é possibilitar maior apoio às iniciativas da Escola Família Agrícola (EFA-Marabá), o que beneficiará a educação do Campo. Esta foi a proposta apresentada no Encontro de Parceiros e Famílias da EFA, realizado no dia 22 deste mês.



Carlos Eduardo Silva, supervisor regional de Marabá e William Guimarães, supervisor regional adjunto da Emater, representaram o órgão que é responsável pela difusão e transferência de conhecimento e tecnologia para pequenos e médios agricultores, em especial, aqueles que atuam na agricultura familiar. 

No encontro do dia 22, Carlos Eduardo voltou a frisar a importância da Educação no processo de desenvolvimento da sociedade. Por conta dessa visão, a Emater sugeriu à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a formalização da parceria com a EFA a partir de convênio existente entre a Prefeitura Municipal de Marabá e a EMATER.

“Se fizermos um termo aditivo ao convênio já existenteserá possível a inserção da Emater em questões específicas que contemplem a Escola Família Agrícola (EFA) Professor Jean Hébette”, disse Carlos Eduardo.



Para Damião Santos, pedagogo da Emater e apoiador da EFA, a sugestão tem tudo para dar certo. “A formalização da parceria com a EMATER vai permitir segurança legal e melhores condições de trabalho, ampliando a disponibilidade de tempo e de recursos humanos e materiais para os trabalhos educativos por Alternância sob a nossa coordenação”. 

Segundo Damião, a proposta da Emater vem ao encontro de tudo o que sempre a EFA defendeu. "As prioridades estratégicas  da EFA sempre foram o maior empoderamento das famílias, protagonismo dos jovens e consolidação das parcerias públicas e privadas. Assim, é com satisfação que recebemos esta proposta”, disse.

Damião também se mostrou otimista em relação ao interesse da Semed em participar deste esforço. "A presença da professora Marilza Leite e da direção da Semed ao Encontro, é uma forte sinalização de que há interesse em dar maior suporte às atividades da EFA".



A pedagogia da Alternância, baseada na transmissão de conhecimentos teóricos e práticos para estudantes que se tornam multiplicadores de conhecimento, é reconhecida como uma das metodologias mais eficazes para levar novas técnicas e tecnologias para as comunidades que fazem da agricultura familiar seu meio de vida.

Além da direção da Emater, estiveram presentes ao Encontro, Marilza Leite, secretária municipal de Educação, o vereador Ilker Moraes, Orlando Moraes, secretário adjunto, Idelmar Silva, diretor da EFA, Celso Modesto, diretor das escolas Santa Maria e Boa Esperança do Burgo, Marcelo Nunes vice-presidente do Instituto de Promoção Ecológica e Social (IPÊS), Renata Veloso, da mineradora Vale, Amanda Xavier, representantes dos estudantes, Pedro Gomes, representante das famílias atendidas pela EFA, Antônio Carlos, representante dos agricultores familiares e Joarez Oliveira Nascimento, coordenador do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário