12 de março de 2019

Homossexual é assassinado em São Félix do Xingu. Comunidade LGBT acredita em crime de ódio


Do site Marabá Agora, nesta segunda-feira (11), com informações adicionais:

Um jovem foi assassinado brutalmente neste fim de semana no distrito de Nereu, que fica a 50 km de São Félix do Xingu, região sudeste do estado. A vitima foi Fábio Júnior Silva, ele fazia parte da Pastoral da Juventude na cidade e era estudante do curso de Letras na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, através do programa Pronera destinado aos filhos de assentados pelo Incra.





Segundo uma fonte do blog, que faz parte do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que preferiu não se identificar, Fábio era homossexual e participou da celebração de uma missa no distrito no sábado (9), e em seguida iria para um jantar, o que não ocorreu. O seu corpo foi encontrado no último domingo (10) ao lado de uma moto. Ele e o veículo estavam carbonizados.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) informou o assassinato do jovem através de uma nota: “Hoje, o Xingu está mais triste. Mais uma vida jovem foi tirada. Hoje, no distrito de Nereu em São Félix do Xingu, foi assassinado o jovem Fábio Júnior Silva, da Pastoral da Juventude de São Félix do Xingu. Nós que defendemos a Vida e lutamos pela prevenção contra o extermínio da juventude choramos a perda de mais um jovem. Pedimos vossas orações e solidariedade junto a família, a PJ e a comunidade de São Felix do Xingu nesse momento de sofrimento, perda e injustiça cometida".

Representantes da comunidade LGBT da região acreditam que o crime teve motivações homofóbicas e fala em crime de ódio.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), também se manifestou a respeito da morte de Fábio Junior. A representação estudantil lamentou a morte do estudante e pediu esforços das autoridades nas investigações.

Leia a seguir a íntegra da nota do DCE/Unifesspa



NOTA DE REPÚDIO CONTRA O ASSASSINATO DO ESTUDANTE FÁBIO JÚNIOR SILVA

O Diretório Central dos Estudantes da Unifesspa vem através desta lamentar a brutal morte do jovem estudante Fábio Júnior Silva, que cursava licenciatura em letras no campus da universidade em São Félix do Xingu, e neste final de semana teve sua vida ceifada de forma cruel por pessoa sem humanidade que não satisfeita em tirar a vida do próximo, chegou ao ponto de carbonizar o corpo da vítima.

Exigimos que as autoridades policiais se esforcem para elucidar tão logo essa barbaridade e cheguem aos autores do crime para que paguem por essa crueldade.

Com muito pesar nos solidarizamos com a família, amigos, professores e colegas do Fábio, que passam por esse difícil momento de dor e revolta.

Assim como ele, também acreditamos no poder transformador da educação, em mudar realidades e sociedades, seguiremos sua luta rumo a construção de uma cultura de paz, e educação com respeito ao próximo e valorização da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário