8 de fevereiro de 2019

URGENTE! Agência Nacional de Mineração e Vale decidem evacuar três comunidades em MG


Na madrugada desta sexta-feira (8), a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). 



Usando uma classificação que vai do nível 1 ao nível 3, o PAEBM prevê uma série de medidas que precisam ser tomadas diante de situações que impliquem em ameaça de ruptura de barragens que contenham rejeitos ou resíduos de mineração.

Segundo nota divulgada na madrugada desta sexta-feira, a Vale garante que a decisão é preventiva "e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura".



Segundo a mineradora, a evacuação teve início na madrugada de hoje (8) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.



Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura.

A nota finaliza informando que "a Vale está trazendo consultores internacionais" para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10).

Os moradores estão sendo conduzidos para o ginásio de esportes da cidade, onde aguardam a liberação de suas residências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário