8 de fevereiro de 2019

Helder participa de Ação Cidadã na Cabanagem, em Belém. "Para vencer o crime, não basta repressão. É preciso cuidar das pessoas", diz governador. Veja o vídeo



Nesta sexta-feira (8), a população do bairro da Cabanagem, em Belém, está recebendo a Ação Cidadã de Prevenção e Segurança que visa garantir serviços para a comunidade e o diálogo junto aos órgãos de Segurança. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. A ação começou às 8 horas, com a presença do Governador Helder Barbalho e do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.



O bairro da Cabanagem é um dos locais mais violentos da Região Metropolitana de Belém e de todo o Pará. Não por acaso, foi escolhido para ser alvo preferencial de reforço de policiamento desde o início da atual gestão. De fato, a "saturação" feita pelos órgãos de segurança surtiu efeito e houve redução dos números da violência na localidade.

Agora, Helder pretende apresentar à comunidade uma parte dos serviços de prevenção e cidadania que a área de Segurança Pública pode oferecer, além de fazer a aproximação entre a população e as forças de segurança. 



Além de emissão de 300 RGs, está havendo atendimento médico e odontológico, escovódromo, atrações culturais, corte de cabelo, informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado, podólogo e massoterapia. Haverá ainda orientações da Celpa sobre tarifa social e troca de lâmpadas utilizadas pela população por lâmpadas mais econômicas.

Durante a ação, drones serão expostos para informar à sociedade de que forma esse instrumento é utilizado pelo Grupamento de Segurança; agentes de educação de trânsito do Detran, farão atividades de conscientização e a Segup explicará como acessar o serviço de ouvidoria da Secretaria; e presos, do regime semiaberto, alertarão crianças e jovens, por meio do projeto "Papo di Rocha", do quanto é prejudicial ingressar no mundo das drogas e da criminalidade.



Entre os órgãos participantes da ação estão a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Cultura, Polícia Militar, da Polícia Militar; Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas, Companhia de Habitação do Pará (Cohab), instituições municipais, entre outros.

Em vídeo, Helder ressaltou que, além de coibir a violência através da força policial, é preciso mostrar que o Estado está presente e se importa com cada cidadão. O governador garantiu que as ações dessa natureza vão continuar e que a Cabanagem receberá obras de infraestrutura para melhorar o acesso e a locomoção dos moradores da região.

Veja o vídeo de Helder a seguir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário