O secretário de Estado de Transportes, Antônio de Pádua Andrade, anunciou nesta sexta-feira (8), que vai apresentar na próxima segunda-feira (11), o projeto das obras de dragagem e derrocamento do rio Tocantins, na área do Pedral do Lourenção. A apresentação vai acontecer durante audiência pública marcada para as 9 horas da manhã, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará, em Marabá.
O Pedral do Lourenção talvez seja a maior "caveira de burro" que, soterrada nas areias do Tocantins, impede o desenvolvimento da região sul e sudeste do Pará. Nada menos que quatro presidentes da República já passaram pelo Planalto, todos concordaram que a obra é "importantíssima" e apesar disso, ela nunca foi executada.
A expectativa é que, com Helder, finalmente a derrocagem do Pedral do Lourenção aconteça e seja viabilizada a Hidrovia Araguaia-Tocantins. Desnecessário dizer o quanto esta hidrovia é importante para toda a região, impactando positivamente não apenas sul e sudeste do Pará, mas também norte do Tocantins, sul do Maranhão e Nordeste do Mato Grosso.
A questão é se, desta vez, será fato ou fake.
Depois de tantas idas e vindas, ninguém pode criticar a população da região por sua óbvia desconfiança. Para o bem da região e de todos que vivemos nela, a torcida é para que a "caveira de burro" seja desenterrada e levada para bem longe das terras de Francisco Coelho.
Esta será a primeira de uma série de audiências previstas para acontecer antes do início das obras, marcadas para julho deste ano. O evento será presidido pela Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Josélia Leontina de Barro Lopes.
Segundo Pádua Andrade, a obra do Pedral do Lourenço parece simples, pois consiste basicamente em desgastar os pedrais que impedem a navegação de embarcações cargueiras durante os meses de setembro a novembro, período em que o rio fica mais raso, mas é uma obra de grande envergadura, e que depende de muitos pontos para que, efetivamente, seja executada.
Segundo Pádua Andrade, a obra do Pedral do Lourenço parece simples, pois consiste basicamente em desgastar os pedrais que impedem a navegação de embarcações cargueiras durante os meses de setembro a novembro, período em que o rio fica mais raso, mas é uma obra de grande envergadura, e que depende de muitos pontos para que, efetivamente, seja executada.
“A navegação permanente na hidrovia Tocantins-Araguaia vai acelerar o desenvolvimento regional para a implantação de um novo conceito logístico que integrará a hidrovia aos modais rodoviário e ferroviário, garantindo o escoamento da produção agrícola, pecuária e mineral, dentre outras, dos Estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso”, pontuou o secretário.
O titular da Setran destaca que a obra do Pedral do Lourenço ganhou importantes avanços com a atuação do atual de Helder Barbalho, governador do Estado, na época ministro da Integração Nacional.
O titular da Setran destaca que a obra do Pedral do Lourenço ganhou importantes avanços com a atuação do atual de Helder Barbalho, governador do Estado, na época ministro da Integração Nacional.
"Helder participou de diversas reuniões com o Dnit, cobrando celeridade no processo, inclusive vendo formas de agilizar o processo de licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que contou com a participação de representantes do governo e da empresa responsável pelas obras", finalizou Pádua Andrade.
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