Os caminhoneiros ouviram dos representantes do governo que Helder precisa executar a obra de revitalização da BR-316 até o final de 2020. Caso não faça isso, terá que devolver a verba ao governo federal. Esta é só mais uma arapuca deixada por Simão Jatene. As obras da BR-316 deveriam ter começado em abril do ano passado. Os transtornos são inevitáveis, mas o governo age certo ao restringir o acesso dos "pesadões" por algumas horas. E os caminhoneiros demonstraram ter entendido isso.
Nesta segunda-feira, na sede do Detran-PA, as partes combinaram que será feita a intensificação da divulgação nos horários da restrição do fluxo de caminhões, um período maior de orientação, adequação e campanhas educativas aos caminhoneiros quanto aos horários em que vigora a restrição.
Até agora o Detran não multou ninguém. Está mais focado em esclarecer aos caminhoneiros. O órgão leva em consideração que muitos vêm de outros estados e precisam de um certo tempo para se adaptar.
Ao final da reunião, ficou acertado que o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos do Pará apresentará um ofício com algumas reivindicações nesta terça-feira (5), à equipe de governo responsável pelas obras de requalificação da BR-316.
“A categoria está atenta para esta proibição. Mas, com essa reunião de hoje eu acho que a gente vai começar a ter um diálogo melhor. A gente tem algumas sugestões que o governo está se propondo a atender, fazendo o que o governo passado deixou de fazer. Ou seja, jogou a categoria toda no relento. Agora, estamos aqui com um novo governo para resolver. Nós não somos contra o horário, mas sim a favor de diálogo, em que as sugestões e alternativas sejam levadas em consideração”, afirmou Tadeu dos Santos (na foto acima), presidente do Sindicato.
Ainda de acordo com Tadeu, a reunião foi muito importante para tirar dúvidas e a categoria espera que até próxima quinta-feira já tenha sido tomada uma decisão mais concreta e palpável.
“Com este ofício iremos formalizar o entendimento comum que essa obra é importante para todos e que todos devem passar, nesse momento de execução da obra, por algum sacrifício. E a gente vai poder avaliar um plano operacional para encontrar a melhor alternativa para quem usa a BR-316 e as vias de contorno dela”, avaliou Eduardo Ribeiro, diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).
Fiscalização Não Para
O Detran segue trabalhando com as ações de fiscalização e policiamento com apoio da Polícia Militar, com ações de educação e orientação aos condutores de caminhões. Também ficou acertado que haverá um posto do órgão de trânsito em parceria com a PM na sede do pátio de triagem de caminhões, que está em obras no Km 10 da BR-316.
O local servirá de estacionamento para caminhões que chegarem à cidade, nos horários restritos para circulação no corredor das obras de requalificação da rodovia. O pátio de triagem está sendo construído no terreno que abrigava a antiga fábrica Inca, em Marituba.
“A Polícia Militar atuará em um posto fixo com o Detran, para que a gente possa garantir a segurança dos caminhoneiros que vão utilizar o pátio de triagem”, afirmou o comandante geral da PM, coronel Dilson Júnior.
O local servirá de estacionamento para caminhões que chegarem à cidade, nos horários restritos para circulação no corredor das obras de requalificação da rodovia. O pátio de triagem está sendo construído no terreno que abrigava a antiga fábrica Inca, em Marituba.
“A Polícia Militar atuará em um posto fixo com o Detran, para que a gente possa garantir a segurança dos caminhoneiros que vão utilizar o pátio de triagem”, afirmou o comandante geral da PM, coronel Dilson Júnior.
“A obra trará transtorno para todos, infelizmente, mas é uma obra que o governo atual está pegando agora, que deveria ter começado em maio do ano passado. Essa é uma prioridade de governo e temos que concluir, pois o financiamento acaba no final do ano que vem e, se não concluirmos agora, a verba volta e vamos ficar com a obra inacabada. E não queremos isso. Queremos que a obra, junto como trânsito, possam fluir. Por isso, faremos tudo para amenizar o impacto das obras da nova BR e o transtorno para a população”, ressaltou o diretor-geral do Detran, João Guilherme Macedo.
Como Funciona a Restrição
A restrição dos veículos foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 1º de fevereiro, por meio de decreto do governador Helder Barbalho. A determinação estabelece a proibição da entrada e a circulação de veículos de transporte rodoviários de carga de até 5.500 kg (3/4) articulados, pesados dos tipos reboque, semirreboque e múltiplo, com comprimento total acima de 14m, no perímetro compreendido do Km 1,7 ao Km 18 da Rodovia BR-316, nos horários de 7h às 10h e de 17h às 21h, de segunda a sábado, em ambos os sentidos da via.
O Governo do Estado também está disponibilizando outro pátio de triagem, que ficará próximo a ponte Rio Guamá, para os caminhoneiros que entram em Belém utilizando a Alça Viária.
(Texto editado pelo site, com informações e imagens da Agência Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário