21 de fevereiro de 2019

ATUAÇÃO PARLAMENTAR: Vereador Tiago Koch e secretário Pádua Andrade propõem parceria à Buritirama para asfaltar Estrada do Rio Preto. Obra pode passar de R$ 200 milhões



No dia 29 de janeiro, em uma reunião com lideranças políticas de Marabá, o vereador Tiago Koch, do MDB de Marabá, apresentou ao governador Helder Barbalho o pedido de asfaltamento da estrada do Rio Preto, obra das mais relevantes para os moradores da área rural de Marabá e outros três municípios. Nesta quarta-feira (20), em uma reunião em Belém, foi dado mais um passo no sentido de fazer esta obra sair do plano das ideias e começar a ser executada.



O secretário de estado de Transportes, Antonio de Pádua Andrade, conduziu um encontro na Setrans, em Belém, que colocou frente a frente representantes dos municípios que serão beneficiados e a Mineração Buritirama, responsável pela extração de manganês na região e que será claramente favorecida pelo empreendimento.

Com a participação de Tiago Koch, o secretário Pádua Andrade mostrou que o asfaltamento da estrada do Rio Preto, atendendo orientação do próprio Helder Barbalho, está sendo objeto de estudo pela Setrans. Mas, parece óbvio que o Estado não dispõe dos recursos necessários para bancar sozinho os custos da obra. Grosso modo, uma obra dessa envergadura poderá facilmente ultrapassar a soma de R$ 250 milhões. 



A proposta apresentada por Pádua e Tiago é no sentido que o Estado e a Buritirama dividam os custos de execução dos serviços de asfaltamento na região do Rio Preto, com o apoio da Prefeitura de Marabá. Tião Miranda, prefeito da cidade não foi, mas pediu ao vereador Tiago que o representasse e se diz comprometido com o projeto. 

A Buritirama se manifestou no sentido de integrar a parceria proposta por Pádua e Tiago, mas quer saber com quanto deverá contribuir e quais os cronogramas físico e financeiro do empreendimento. Pádua garantiu que já determinou à área de projetos da Setrans que elabore estudo preliminar estimando os custos da obra e dentro de algumas semanas deverá ter esses dados em mãos.

Assim que a Setrans finalizar seu estudo prévio, uma nova reunião será marcada, desta feita com a participação do governador Helder Barbalho e do prefeito Tião Miranda, para que os termos do acordo entre o Estado e a Buritirama sejam estabelecidos. 




"Apresentamos a proposta de efetivação da parceria público-privada para a pavimentação de cerca de 200 Km da estrada Rio Preto, que abrange os municípios de Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento e São Félix do Xingu. O asfaltamento dessa estrada é fundamental para o desenvolvimento da nossa região e vai beneficiar muita gente", disse Tiago ao site logo após a reunião.



Tiago tem razão. A estrada estende-se por mais de 200 km e liga Marabá à Vila União, Vila Cruzeiro do Sul e inúmeros assentamentos, vilas e comunidades da região espalhados por quatro municípios. Estima-se que morem na região do Rio Preto cerca de 70 mil pessoas.

A região do Rio Preto se espalha entre os municípios de Marabá, Itupiranga, São Félix do Xingu e Novo Repartimento, é uma das maiores produtoras de gado de corte e de leite, além de ter uma das maiores minas de manganês em exploração em todo o mundo. 

Participaram da reunião, além de Pádua Andrade e Tiago Koch, os vereadores Alécio Stringari e Mariozan Quintão e os representantes da mineradora Buritirama Jorge Batista e Endrigo de Pieri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário