A estrada, que liga Marabá à Vila União, Vila Cruzeiro do Sul e permite acesso a inúmeros assentamentos, vilas e comunidades da região, é uma das mais importantes vias de acesso da região do Rio Preto e é um pleito antigo de todos os moradores da área vê-la asfaltada.
A região do Rio Preto se espalha entre os municípios de Marabá, Itupiranga, São Félix do Xingu, Novo Repartimento, é uma das maiores produtoras de gado de corte e de leite, além de ter uma das maiores minas de manganês em exploração em todo o mundo.
Helder não se fez de rogado e determinou ao Secretário de Transportes, Antônio de Pádua Andrade, que inicie as conversas com todos os envolvidos.
Helder pretende transferir provisoriamente a sede do governo para Marabá em fevereiro. A data ainda não está definida, mas o governador já incluiu o asfaltamento da Estrada do Rio Preto como um daqueles que serão discutidos na agenda de trabalho quando o governo do Estado se instalar em Marabá.
No dia 8 de fevereiro, já está marcada uma reunião em Marabá, com a presença do secretário Pádua Andrade para dialogar com a Mineração Buritirama e com o prefeito Tião Miranda. A ideia é encontrar formas de, juntos, governo do Estado, Prefeitura de Marabá e empresa viabilizarem o asfaltamento.
"Ao lado do vereador Alécio da Palmiteira pude mostrar ao governador a grandeza da região do Rio Preto e pedir o asfaltamento da via", disse Tiago ao site.
Segundo Tiago, existe também a possibilidade da retomada das siderúrgicas. "Na audiência, tratamos de diversos assuntos como saúde, educação, além da reabertura das siderúrgicas. Eu espero que o governador Helder consiga desenvolver o belo projeto de desenvolvimento que tem para a nossa região", afirmou Tiago Koch.
Além de Tiago Koch e Alécio da Palmiteira, participaram da audiência Dr. Manoel Veloso, o ex-deputado federal Asdrúbal Bentes e os vereadores Gilson Dias, Ilker Martins e Cristina Mutran.
Nenhum comentário:
Postar um comentário