Uma baleia da espécie jubarte, de 11 metros de comprimento e 6 metros de largura, foi encontrada morta na praia do Araruna, distante cerca de 4 km do centro de Soure, no Arquipélago do Marajó, nesta sexta-feira (22).
De acordo com informações da secretária de Meio Ambiente de Soure, Dirlene Silva, uma equipe do órgão se deslocou até a praia do Araruna para constatar o fato e registrar as imagens, “colhendo informações que ajudem a elucidar o mistério sobre o aparecimento deste animal, tão longe do oceano, em período invernoso”.
A baleia jubarte é um mamífero marinho também conhecido como baleia-corcunda ou baleia-cantora. Um adulto macho da espécie pode alcançar de 12 a 16 metros. A fêmea é bem maior, chegando a medir 17 metros, mas há registros de indivíduos medindo 19 metros. Podem facilmente chegar a pesar 30 mil quilos.
As jubarte estão espalhadas por quase todos os oceanos. Geralmente, ficam em águas mais frias, próximas aos polos norte e sul. Elas migram em direção aos trópicos uma vez por ano para procriar e se alimentar. Raramente cruzam a linha do Eguador.
No indivíduo encontrado morto em Soure não foram encontrados ferimentos externos. Por conta disso especula-se que uma tempestade em alto-mar pode tê-lo desorientado. A área em que foi encontrado é formada por um enorme manguezal. Ele pode ter sido levado pela maré para bem próximo à linha d'água na maré cheia e, com a vazante, encalhou e não conseguiu voltar ao oceano.
A equipe de especialistas do Projeto Bicho D'Água de Soure foi ao local e estuda o caso.
Veja o vídeo logo após a publicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário