Em uma solenidade na Secretaria de Obras (Sevop), o prefeito de Marabá, Tião Miranda, entregou uma nova viatura à Guarda Municipal de Marabá (GMM). Seria apenas mais um veículo a ser integrado à frota da GMM, não fosse sua destinação. Com esta nova viatura, será possível fazer funcionar a Patrulha "Maria da Penha", serviço que atenderá mulheres vítimas de violência doméstica.
A viatura, que será compartilhada com a Polícia Militar, permitirá que uma equipe de agentes de segurança seja acionada através de um aplicativo instalado em smartphones. Para o comandante da GMM, inspetor Everton Barreto, "Marabá tem o índice muito alto de violência contra a mulher e a viatura veio apoiar tanto a PM quanto a Guarda para agir no combate a esse crime”.
Quem também comemorou a entrega da viatura foi a ex-vereadora Júlia rosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim). Ela lembrou que ter uma viatura exclusiva para o combate à violência doméstica era uma reivindicação antiga do Condim e considerou que houve "uma vitória extraordinária para as mulheres que estão sob medida protetiva".
Participaram da solenidade várias integrantes do Condim, vereadores, secretários municipais, representantes das polícias civil e militar e da Ordem dos Advogados do Brasil, além do juiz da 3ª Vara Criminal da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Alexandre Arakaki.
“A prefeitura nos auxilia e parabenizo a gestão pelo incentivo. Este é um veículo a ser utilizado pela patrulha Maria da Penha, uma patrulha formada pela PM e pela Guarda Municipal, cujo objetivo é fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência já deferidas”, disse Arakaki.
O veículo já havia sido solicitado pela vereadora Priscila Veloso, através de requerimento, atendendo uma reivindicação dos movimentos das mulheres organizadas. “É de suma importância para fortalecer as políticas públicas para as mulheres. Há algum tempo que tínhamos solicitando e hoje nós concretizamos este sonho para tender as mulheres que vem sofrendo todo tipo de violência”, disse Priscila.
Para o prefeito Sebastião Miranda, o mais importante é adotar políticas que viabilizem a segurança da mulher, sendo necessária a realização de parcerias no município.
“Eu acho muito importante o Executivo fazer essa parceria com o Poder Judiciário e todas as mulheres envolvidas no combate a violência doméstica. Essa patrulha vai poder prevenir agressões. É importante salientar que quando tomei conhecimento do número elevado de casos de violência contra a mulher em Marabá, decidi tomar medidas para frear essa violência, e isso resultou em parcerias como a que realizamos com o Poder Judiciário”, finalizou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário