29 de janeiro de 2019

Vagas na Unifesspa foram disputadas por mais de 16 mil. Cursinho Popular aprova na Uepa e Sisu



Em primeiro lugar, o site dá os parabéns a todos os novos calouros das universidades federais e estaduais! Que seja vitoriosa a caminhada de vocês em busca de conhecimento e qualificação.

Desde o meio-dia desta segunda-feira (28), quando o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019, a alegria tomou conta dos milhares de candidatos que conseguiram ingressar em uma instituição federal de ensino superior. Para quem viveu momentos de grande ansiedade desde a inscrição no Sisu, foi um alívio enorme.


 

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu 16.315 inscrições para os 40 cursos oferecidos através do Sisu. Para esse primeiro semestre foram ofertadas 1.370 vagas, distribuídas entre os 5 campi da instituição.

O curso mais concorrido da Unifesspa foi o de bacharelado em Direito, com 1.256 inscritos. O curso foi destaque por ter uma das maiores notas de corte do estado do Pará, considerando as notas de todos os cursos.



Cursinho Popular Aprova


A reportagem da Ascom/Unifesspa localizou Erley Ribeiro e ele não esconde a euforia. “Minhas irmãs têm ensino superior por universidades privadas, mas eu sou o primeiro da família a passar em duas universidades públicas”, diz o novo universitário. Erley tem todo motivo para estar eufórico, afinal, foram duas aprovações, uma na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e outra na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Um detalhe: Erley foi estudante no Cursinho Popular Emancipa, programa de extensão da Unifesspa, e concluiu o ensino médio na Escola Estadual Walkise da Silveira Viana, no bairro de São Félix, em Marabá. Entre os cursos de Ciências Biológicas na Uepa e Gestão de Informática na UFG, Erley escolheu a Universidade Federal do Goiás e já foi para Goiânia para agilizar o processo de matrícula na instituição.



“Desde o dia 1º de janeiro de 2018, eu comecei a estudar. Durante a semana ia à escola e estudava em casa e aos fins de semana ia para o Emancipa. Assuntos complicados para mim como química, física, redação, foram esclarecidos e discutidos com os professores do Emancipa. Fazer o cursinho foi importante e contribuiu com a minha aprovação”, destacou Erley.



Para Rigler Aragão, coordenador do Emancipa em Marabá, as aprovações são fruto do trabalho coletivo dos professores e estudantes no cursinho. “No Emancipa, temos a oportunidade de trabalhar com essa juventude que precisa ser valorizada e ter espaços de lazer, de cultura, de educação. Talvez, para muitos jovens, seja o único espaço em que eles tenham incentivo para continuar estudando, para que acreditem em seu potencial", diz Aragão.

"Fazemos um trabalho sério e coletivo, pensado por todos, e com apoio da Unifesspa, por meio da parceira com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis. São quase 8 anos de trabalho com a juventude e esperamos potencializar esses resultados em 2019, com a expansão do cursinho na região Sul e Sudeste do Pará”, comemorou o coordenador.

A Unifesspa pede aos alunos do Emancipa que informem em que cursos foram aprovados para que a listagem seja atualizada. Até agora, 10 estudantes informaram à coordenação sobre suas aprovações.

Confira os aprovados:

Erlei Farias Ribeiro – Ciências Biológicas (Uepa) e Gestão da Informação (UFG)

Jaina Ribeiro Fernandes – Ciencias Biológicas (Uepa) e Pedagogia (Unifesspa)

Raérica Santos dos Santos – Engenharia Florestal (Uepa)

Yuri Oliveira Silva – Tecnologia de Alimentos (Uepa)

Hathos Gabriel Pereira Hipólito – Licenciatura em Música (Uepa)

Gislaynne Cristine – Física (Uepa)

Larissa da Silva Pereira – Engenharia Florestal (Uepa) e Geologia (Unifesspa)

Vinícuis Gurjão Dias – Geografia (Unifesspa)

Nathália da Silva Morais – Matemática (Unifesspa)

Luzinete Batista de Oliveira Neta – Letras Inglês (Unifesspa)

(Texto editado pelo site, com reportagens e imagens da Ascom/Unifesspa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário