Hamilton Ribeiro (na foto abaixo), José Iran dos Santos de Lucena e seu filho, Mateus da Silva Lucena foram presos durante a operação Longa Manus, da Polícia Civil. Os três são acusados de liderar e financiar uma milícia armada com atuação no sudeste do Pará.
O blog divulgou um vídeo gravado por José Maurício Lucena, o outro filho do pecuarista José Iran, em frente à Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), em Marabá. Segundo narra no vídeo, Maurício estaria esperando a chegada do delegado titular, Alexandre Nascimento, para registrar o boletim de ocorrência.
No mesmo vídeo, José Maurício tenta mobilizar os fazendeiros para irem até à fazenda ocupada. O encontro foi marcado próximo a um posto de gasolina na saída de Marabá, sentido Eldorado do Carajás. Cerca de 15 caminhonetes transportando alguns pecuaristas foram até a fazenda São João para, segundo o filho de José Iran, "fazer uma manifestação" contra o movimento dos trabalhadores.
No vídeo, o grupo aparece, por alguns segundos, no que seria a estrada de acesso à fazenda. Eles apenas conversam entre si. Um pessoa afirma que eles "não são formadores de milícias", "são todos pecuaristas" e que "nenhum está portando armas".
Segundo informa o blog do Zé Dudu, Maurício Lucena responsabiliza o delegado Alexandre Nascimento pelas ocupações em propriedades de Hamilton Ribeiro.
Ele afirma que a Fazenda Santa Clara, em Parauapebas, de propriedade do fazendeiro preso, também foi invadida neste domingo. Cerca de 30 famílias estariam acampadas na fazenda e teriam causados alguns danos à propriedade.
O titular da DECA se deslocou para a área ocupada com duas equipes da Polícia Civil no início da tarde deste domingo para avaliar a situação e evitar conflitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário