8 de janeiro de 2019

Com Alberto Teixeira na Delegacia-Geral do Estado e Thiago Rodrigues na Superintendência do Sudeste, Polícia Civil quer dar novo rumo à Segurança Pública na Região



Na tarde desta terça-feira (8), foi apresentado o novo Superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará. O escolhido para a função é Thiago Carneiro Rodrigues, 32 anos de idade e delegado de polícia desde 2010. A apresentação será na 10º Região Integrada de Segurança Pública (RISP).

O jovem delegado será responsável por nada menos que 15 municípios, alguns deles com altos índices de criminalidade e baixa resolutividade por parte da Polícia Civil. Sob a coordenação de Thiago Rodrigues estarão as delegacias de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, São João do Araguaia, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Marabá.

Ao longo dos anos do tucanato no Pará, a Polícia Civil viu seu efetivo estagnar e isso impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados pela corporação. Em 2016, finalmente foi realizado concurso público para preencher 150 vagas de delegado e 500 vagas em outras carreiras da PC/PA, entre elas escrivão e papiloscopista. O curso de formação começou em novembro de 2017 e em 2018 as nomeações finalmente começaram. Mas o contingente ainda é claramente insuficiente para atender às demandas do Estado que vê crescer a criminalidade em níveis alarmantes. Desde o atendimento aos usuários que procuram as delegacias para retirar uma certidão ou fazer uma ocorrência até a capacidade de investigar, identificar e prender criminosos, tudo será desafio para o novo Superintendente do Sudeste do Estado.



Municípios como Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado há muito reivindicam, com absoluta razão, a implantação da Superintendência de Carajás, com sede em Parauapebas. Trata-se de região formada por municípios nos quais movimenta-se altas somas em dinheiro, com rede bancária ampla e diversificada, comércio intenso e grandes indústrias e projeto agropecuários, capaz de atrair todo tipo de criminosos. A constituição de uma nova Superintendência deveria estar no topo da agenda dos políticos e da sociedade local, para que a Polícia Civil ganhasse ainda mais agilidade e tivesse um incremento de pessoal.
   
Em conversa com a reportagem do jornal Correio, em Marabá, Thiago Rodrigues disse que pretende recompor as equipes desfalcadas nas diversas delegacias da Superintendência, voltar a fazer os patrulhões em conjunto com a Polícia Militar e as Guardas Municipais - onde houver - e integrar o setor de inteligência da Superintendência com a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) para combater o tráfico de drogas e crimes de maior repercussão como roubos a bancos e pistolagem.























Todas as ideias do novo superintendente estão no lugar. A questão é saber se ele terá material humano disponível para fazer o que precisa ser feito e finalmente trazer a violência na região para níveis aceitáveis. A presença de Alberto Teixeira (na fota acima), no cargo de Delegado-Geral do Estado do Pará, é motivo de esperança. Dr. Alberto é policial experiente e profundo conhecedor das peculiaridades do Sul do Pará, em especial de Marabá e região. Pode dar o suporte que Thiago Rodrigues precisa para desempenhar sua função com êxito. A torcida de todos que moram e trabalham na região é que Alberto e Thiago tenham sucesso nessa missão das mais complicadas que têm em suas mãos.

(Em destaque, Delegado Thiago Rodrigues fotografado por Josseli Carvalho. Foto publicada no site do jornal Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário