30 de dezembro de 2018

Posse de Bolsonaro II - 500 mil são esperados na Esplanada. Caças têm ordem para abater aeronaves hostis



A cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), na próxima terça-feira (1º), já movimenta Brasília. Enquanto hotéis e restaurantes comemoram o aumento do movimento e o aeroporto pede segurança extra, já cresce o movimento de bolsonaristas que percorrem a Esplanada dos Ministérios tirando fotos e fazendo vídeos no local do evento.

A previsão é que caravanas de vários locais do país desembarquem na capital federal já no fim de semana. Os números ainda estão sendo calculados pela Polícia Militar do DF.

Regras rígidas de segurança foram tomadas e o acesso da população à Esplanada dos Ministérios será exclusivamente pela Rodoviária do Plano Piloto. A partir deste ponto, as pessoas que quiserem assistir à posse terão que descer a Esplanada a pé. Não serão permitidos o acesso com bicicletas, skates e patins, por exemplo.

A lista de proibições também inclui guarda-chuva, objetos cortantes, máscaras, carrinhos de bebês, fogos de artifício, bebidas alcoólicas, garrafas, sprays, além de bolsas e mochilas. Detectores de metais serão usados nas quatro linhas de inspeção e aleatoriamente no meio da multidão.

Também haverá um esquema especial para defesa aérea e o controle de tráfego aéreo na capital federal. Um decreto autoriza a chamada "Lei do Abate". Com isso, ficam autorizados a interceptação e o abate de aeronaves consideradas suspeitas ou hostis pela Força Aérea Brasileira (FAB), que possam apresentar ameaça à segurança.

A medida tem validade de 24 horas e estará em vigor de a partir da zero hora do dia 1º de janeiro.

Pelo planejamento haverá áreas de exclusão, com três níveis de restrição. Nesses locais, somente aeronaves autorizadas irão sobrevoar. Caças sobrevoarão a área de segurança delimitada para impedir que aeronaves não autorizadas se aproximem.
 
Com a posse presidencial, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal informou que o evento da virada do ano vai ser no estacionamento do Estádio Mané Garrincha por questões de segurança. Nos últimos anos, o réveillon ocorreu na Esplanada dos Ministérios. Porém, a área estará fechada para os preparativos da posse.

O Palácio do Planalto estima que a posse do presidente eleito será acompanhada por 250 mil a 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário