11 de dezembro de 2018

Helder Barbalho escolhe médico gaúcho para Saúde e engenheiro piauiense para Transportes. Beltrame e Pádua são ministros de Temer


O governador eleito do Pará, Helder Barbalho vem formando aos poucos seu secretariado. O currículo dos escolhidos traz um certo alento - alguns deles são ministros ou exercem cargos federais importantes. Mas, salta aos olhos a preferência de Helder por nomes de fora do Estado. As escolhas já começaram a despertar críticas. Um usuário do Twitter chegou a questionar duramente o futuro governador. "Só paraense é que não presta?", perguntou o eleitor.

Um deputado estadual ouvido pela reportagem do site disse esperar que a cota de "estrangeiros" já tenha sido preenchida, enquanto se espera que Helder proponha uma ampla reforma admnistrativa que implicará na redução do número de secretarias.  

Na tarde desta terça-feira (11), foi a vez de ser anunciado o nome do médico gaúcho Alberto Beltrame (na foto acima), para a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa).

Médico pediatra, Beltrame é especialista em Administração Hospitalar e mestre em Gestão de Sistemas de Saúde.

Atualmente sob a presidência de Michel Temer, Beltrame é ministro do Desenvolvimento Social

Beltrame tem claramente larga experiência, já tendo sido Secretário Nacional de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (MS) e o Sistema Nacional de Transplantes. 

Além disso, Beltrame foi um dos idealizadores do Serviço Único de Saúde (SUS).

Pádua nos Transportes


Ontem, dia 10, foi anunciado o nome do engenheiro piauiense Antonio de Pádua Andrade (na foto ao lado), para ocupar o cargo de Secretário de Estado dos Transportes.

Pádua é o atual ministro da Integração Regional, tendo sucedido ao próprio Helder quando este deixou o ministério para concorrer ao cargo de governador do Pará.

Pádua é natural de Campo Maior, mas está radicado em Marabá há laguns anos. Durante o governo do ex-prefeito João Salame (2013-2016), foi Secretário Municipal de Obras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário