20 de janeiro de 2015

Precariedade nos serviços de Saúde em Parauapebas gera forte desabafo em rede social. Leia aqui.

O texto que segue abaixo é um forte desabafo de Rebeca Valquiria, feito nesta terça-feira (20), através do Facebook. Ela aborda de forma dura (em certos momentos, um pouco além da medida) a crise da saúde pública em Parauapebas, um dos mais ricos municípios do País. As críticas, direcionadas aos políticos - em especial ao prefeito e seus assessores - é quase sempre sem maiores floreios. Ela vai direto ao ponto. E quem a poderá culpar? Ela está com a mãe internada no Hospital Municipal de Parauapebas e, além do óbvio sofrimento pessoal, acaba entrando em contato com o sofrimento de outras famílias, elas também padecendo das dores causadas pelas doenças e amplificadas pela precariedade do serviço público de saúde.
Que se diga a favor de Walmir Mariano: Parauapebas não é a única a padecer com a crise na saúde pública. Ali fica apenas mais evidente o problema por conta da inevitável comparação com o bilionário orçamento municipal. Mas, com pequenas diferenças, o quadro descrito por Rebeca é o mesmo em quase todos os municípios paraenses, o que coloca o Estado do Pará entre os piores do país em saúde pública, um dos rankings vergonhosos que o estado, de uns anos para cá, insiste em frequentar com espantosa continuidade.
Optei por reproduzir no blog o texto na íntegra, sem qualquer edição. Não esperem uma dissertação de doutoramento sobre as reformas necessárias na saúde pública ou um texto filosófico refinado. Tem toda a impressão de ter sido escrito em um jorro, em um daqueles momentos que o sentimento extravasa e faz "transbordar o copo". Trata-se, como disse acima, de um desabafo, um grito e, talvez por isso seja valiosa a leitura. É preciso ouvir com atenção o grito que, mesmo com suas distorções, reflete o sentimento popular, exposto sem os retoques ou as maquiagens aplicadas pela marquetagem oficial, a exigir dos poderes públicos as providências que, por vezes, nas campanhas eleitorais foram apresentadas como de fácil execução e que, uma vez no poder o eleito, transformam-se, como num passe de mágica, em algo complexo a demandar estudos e análises sem fim, para que se chegue, enfim, à conclusão que os tesouros do País, do Estado ou do Município não podem arcar com tais despesas. O eleitor sente-se, assim, cada vez mais logrado.
Ao logro segue a revolta e é um pouco dessa revolta vertida em palavras que vocês verão no texto que segue abaixo:
"Um governo Assassino"
Hoje já se completam 1 semana que estou com minha mãe internada no Hospital Municipal de Parauapebas," Internada no pronto Socorro", pois não há mais leitos suficientes para os doentes.Mas é neste local onde conseguimos enxergar a calamidade que a saúde pública de Parauapebas se encontra. Todos os dias são casos e mais casos, e ocorrencias de mortes sem a tal necessidade! São esperas interminaveis por cirurgias que nunca acontecem, pois não temos UTIs, não temos médicos suficientes, não temos salarios descentes, temos um hospital com paredes imundas, goteiras, arcodicionados quebrados, emfermeiras trababalhando dia e noite, até perguntei a assistente social coitada se ela dormia lá? pois se eu estava de madrugada lá, ela tava lá, se era de manha, ela tava lá, se era a tarde ela tava lá, pessoas que amam salvar vidas e ajudar o próximo, assim são elas e muitas enfermeiras que convivi durante esses dias.

Mas o que me deixa mais indgnada é uma cidade rica com MAIS DE 1 BILHÃO em caixa, gastar nosso dinheiro em suas VIDINHAS PRIVADAS, porque só não enxerga isso quem não quer.

Enquanto isso um jovem de 18 anos, com dois tiros na cabeça, entrou em coma ontem, porque não temos UTI e nem como fazer tal cirurgia, e assim morre mais um? e esse é só um exemplo, que estava na minha frente... são mortes e mais mortes...

Mais e o orçamento que o municipio tem para COMPRAR TAIS EQUIPAMENTOS E REMÉDIOS, E PAGAR AOS FUNCIÓNÁRIOS MÉDICOS?? onde estão??? no bolso dos novos ricos de Parauapebas, e é muito facil identifica-los, ontem andavam de vam, hj cada filho tem alto padrão de vida. Quem sabe parte dessa GRANA não esta em LAS VEGAS curtindo um pouco NÉ?, e esse tal que se diz Prefeito? Valmir Mariano?? ele é o responsavel pelas mortes! ele esta MATANDO NOSSA POPULAÇÃO, PORQUE OS POBRES PRECISAM MOOOORRER PARA NOVOS "GESTORES" COM DINHEIRO PÚBLICO DE PARAUAPEBAS ENRRICAREM.

VALMIR DA INTEGRAL E CAMBADA DE GESTORES DE MERDA, TRATAR COMO SE TRATA COISAS SÉRIAS E CHEGAR A UM PONTO DE MATAR POBRES PRA SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA VOCES, ME PROVA O QUÃO ASSASSINOS SÃO TODOS VOCES!!!


ESTE É MEU DESABAFO DEPOIS DE VER TANTAS COISAS NAQUELE HOSPITAL, DE CHORAR PORQUE SOU CHORANA MESMO A CADA SOFRIMENTO DO MEU PRÓXIMO, DE SE INDGNAR POR SER SABERORA DE MEUS DIREITOS E NADA PODER FAZER, PORQUE SÃO TODOS CORRUPTOS E QUEM NÃO É NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE TENTA SER. ASSIM TO VENDO PAGINAS E MAIS PAGINAS DA TRISTE HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS MORRER E O MUNDO DA FANTASIA SER APRESENTADO COMO SOLUÇÃO AOS HIPÓCRITAS DESSE MUNDINHO PERFEITO DE MERDA DOS NOVOS RICOS (ASSASSINOS, POIS, LEMBREM-SE, ESSA GRANA TEM CADA GOTA DE SANGUE DE UM POBRE) DE PARAUAPEBAS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário