20 de janeiro de 2015

Hospital Regional do Sudeste atrasa pagamentos de médicos em Marabá

No Hospital Regional do Sudeste do Pará "Geraldo Veloso", em Marabá, os corredores andam agitados. Não se trata tanto da demanda sempre alta por atendimentos médicos complexos, especialidade do Hospital Regional. A razão do burburinho é o atraso nos pagamentos dos profissionais que prestam serviço ao hospital, que desde novembro do ano passado estão sem receber salários. A conta já pode ter passado de R$ 3 milhões.
O Hospital Regional é tocado pela Pró-Saúde, uma espécie de cooperativa de médicos com atuação em todo o país. Os serviços prestados são de boa qualidade, afinal com a boa fama conquistada de pagar corretamente, fica fácil para a empresa atrair bons profissionais de saúde. Infelizmente, o bom nome da Pro Saúde está sendo aos poucos desconstruído e o responsável por isso parece ser o Governo do Pará.Segundo o contrato assinado entre a Pró-Saúde e o Governo do Pará o pagamento de pessoal fica condicionado ao repasse das verbas estaduais por parte da Secretaria de Estado de Saúde do Pará – Sespa. Como a Sespa não vem repassando os recursos, a Pró-Saúde não consegue pagar seu pessoal.
Esta não é a primeira vez que atrasos acontecem, mas este é o período mais longo que os profissionais que atendem no Hospital Regional passam sem ver a cor do dinheiro e a insatisfação é crescente. O blog conversou com quatro médicos de diferentes especialidades, todos muito conhecidos em Marabá e considerados extremamente competentes. Pedindo reserva de seus nomes, eles confirmaram a informação.
Um deles contou que soube através de colegas que os médicos que atuam nos Hospitais Regionais de Santarém e Belém já conseguiram receber mais de 80% de seus salários, mas, para variar, os profissionais que atuam no Hospital Regional de Marabá foram ignorados e ainda aguardam o pagamento.
Para piorar, uma fonte ligada à Sespa informou ao blog que os recursos previstos para este mês de janeiro também não seriam repassados à Pró-Saúde pelo Governo do Estado. A alegação é a de sempre: não há recursos disponíveis para atender a todos os compromissos.
Mas, o blog entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Regional e recebeu a informação que os pagamentos de médicos e pessoas jurídicas finalmente serão realizados a partir desta quarta-feira (21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário