20 de outubro de 2014

Ofensiva petista dá certo e Datafolha mostra "virada" de Dilma sobre Aécio. 52% a 48%.

Ao que parece a estratégia de assumir posição de confronto com Aécio Neves está sendo positiva para Dilma Rousseff. Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20), mostra Dilma numericamente à frente de Aécio. É a primeira vez que isso é registrado neste segundo turno. Segundo a pesquisa, se a eleição fosse hoje Dilma teria 52% dos votos válidos e Aécio ficaria com 48%.
Em votos totais, Dilma teria 46% e Aécio 43%. Brancos e nulos somam 5%. 6% se dizem indecisos.
A avaliação positiva do governo Dilma alcançou seu melhor percentual desde julho do ano passado e está em 42%. Os que consideram o governo regular são 37% e ruim ou péssimo 21%
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. As entrevistas foram feitas nesta segunda-feira e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (BR 01140/2014).
Não é complicado entender a virada. Aécio no primeiro turno saiu como "bom moço", afinal Dilma e Marina foram as grandes protagonistas na cena política nacional. Sem ser fustigado, nem ser confrontado com seu passado - pessoal e político - Aécio valeu-se das trapalhadas de Marina para chegar ao segundo turno.
Mas, no mano-a-mano a conversa é outra. Os defeitos, reais ou aparentes, do tucano estão sendo amplificados e devidamente exibidos. Acabou a blindagem que serviu tão bem aos interesses do tucano mineiro e agora, faltando seis dias para tudo ser decidido, Dilma conseguiu equilibrar a disputa e pulverizou a diferença que já foi de mais de oito pontos a favor do tucano.
Considerando a intervenção do TSE, que está coibindo o que considera "agressões", a ofensiva de Dilma deve ser contida e assim, ganha importância o debate na Globo previsto para esta quinta-feira (23). Será a última oportunidade para Aécio recuperar o terreno perdido ou para Dilma confirmar a liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário