14 de outubro de 2014

IVeiga mostra Helder cinco pontos à frente de Jatene. Para presidente, Dilma não avança e Aécio "herda" votos marinistas


Como se sabe, Helder Barbalho deixou de ganhar o governo do Pará, no primeiro turno, por conta de míseros 0,13% dos votos. 5 mil votos a mais e não haveria segundo época para Simão Jatene, um dos piores governadores dos últimos 50 anos no estado. Mas, vida que segue.
Faltando 12 dias para o segundo turno, tudo indica que Helder confirmará a vitória no dia 26 deste mês, em um dos pleitos mais disputados desde a redemocratização do País. Helder deverá ser beneficiado pelas adesões de Zé Carlos, candidato do PV ao Governo do Pará e de Jefferson Lima, candidato do PP ao senado que obteve mais de 740 mil votos em todo o Estado. Desses votos, nada menos que 309 mil vieram de Belém, onde Helder perdeu para Jatene.
A IVeiga já registrou o crescimento de Helder e agora o candidato do PMDB já abre mais de cinco pontos percentuais em relação ao candidato tucano. Veja os números da primeira rodada de pesquisas para o segundo turno.
Segundo instituto, considerando os votos válidos, Helder tem 52,9% dos votos e Jatene tem 47,1%.
Na sua forma espontânea, a pesquisa apurou que Helder tem 45.7% e Jatene 41,1%, brancos e nulos somam 5,4% e indecisos são 7,8% do eleitorado.
Na estimulada, Helder mantém a liderança com 47,1%, ficando Jatene com 42%. Brancos e nulos são 5,3% e indecisos 5,7%.
Dilma x Aécio
A IVeiga quis saber como anda a preferência do eleitorado paraense em relação aos dois candidatos à Presidência da República e se a "virada" aecista ainda não aconteceu no Pará, a pesquisa fez acender a luz amarela no QG da campanha petista no estado.
Segundo o instituto, na modalidade espontânea, Dilma, que já venceu no Pará, no primeiro turno, lidera o segundo turno com 49,3% das intenções de voto, Aécio tem 43,3%, brancos e nulos somam 4% e indecisos 3,4%.
Na estimulada, Dilma tem 49,8% e Aécio 43,8%. Brancos e nulos são 3,8% e indecisos 2,8%.
O problema é que Dilma teve 53,18% dos votos no primeiro turno e Aécio 27,57%. Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem agora 53,20% e Aécio 46,79%. Os novos resultados mostram que Dilma não ganhou nada e que Aécio cresceu fortemente ao herdar a quase totalidade dos votos de Marina Silva. Caso o PT e aliados não coloquem "o bloco na rua", correm o risco de passar vergonha no Pará.
Foram aplicados 1.200 questionários, entre os dias 9 e 13 deste mês, em 24 cidades de todas as regiões do Pará. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (PA – 00046/2014) e no TSE (BR 01092/2014).
A Doxa Comunicação também, está em campo desde ontem (13) para medir o pulso do eleitorado paraense. Em Marabá, Curionópolis e Parauapebas as entrevistas estão sendo aplicadas nesta terça-feira (14) e na região do Araguaia, amanhã. Os resultados deverão ser divulgados no sábado (18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário