14 de outubro de 2014

Guerra de números - Vox coloca Dilma à frente e Sensus diz que Aécio abre 17 pontos sobre petista

Com a divulgação pelo Vox Populi de levantamento que aponta empate técnico entre Dilma e Aécio ficou estabelecida de vez a guerra das pesquisas. Segundo o Vox, a atual presidente aparece numericamente à frente do tucano. Dilma tem 45% das intenções de voto e Aécio, 44%. Esta é a situação nos votos totais em que brancos e nulos somam 5% e indecisos, também 5%. Nos votos válidos, Dilma tem 51% e Aécio, 49%.
A pesquisa, registrada junto à Justiça Eleitoral (BR-01076/2014), ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do país entre sábado (11) e domingo (12). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01079/2014.
Por outro lado, a pesquisa ISTOÉ\Sensus mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais. O levantamento foi feito entre a terça-feira (7) e a sexta-feira (10). 
O Sensus identificou aumento significativo na rejeição de Dilma. Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. Uma rejeição com essa dimensão tornaria praticamente impossível a reeleição da presidente. 
Foram feitas 2.000 entrevistas em 24 Estados e 136 municípios  Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, brancos e nulos são 11%, tudo com margem de erro de 2,2% e índice de confiança de 95%. Nos votos espontâneos, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, Aécio soma 52,1%, Dilma fica 35,4% e os indecisos são 12,6%.
O tucano, segundo a pesquisa ISTOÉ\Sensus, vence em todas as categorias socioeconômicas e em quase todas as regiões do País. A exceção é o Nordeste, onde a petista ganha por larga margem.
Tanta disparidade entre números apurados por dois institutos dentro de um intervalo pequeno de tempo vale um comentário.
O Vox sugere que o Sensus cometeu crime eleitoral. Segundo o Vox, o Sensus não respeitou a proporção entre cidades nas quais Dilma e Aécio venceram no primeiro turno. O Sensus teria "escolhido" mais cidades nas quais o tucano venceu e isso deturpou o resultado.
Por outro lado, o Sensus argumenta que a sua amostragem não apresenta erro e que a metodologia do Vox foi incapaz de detectar a rápida migração de votos de Marina para Aécio, mesmo antes do pronunciamento oficial da ex-candidata do PSB em favor do tucano.
A favor do Sensus, três elementos: a cúpula petista festejou o resultado das primeiras pesquisas que mostravam empate técnico entre os dois candidatos - achavam que a coisa ficaria muito pior já nos primeiros dias pós primeiro turno; não há notícia de qualquer impugnação da pesquisa Sensus por parte dos petistas e, além disso, o Sensus foi o primeiro a registrar a sangria de Marina que acabou por tirá-la do segundo turno.
Datafolha e Ibope devem divulgar novas pesquisas nesta quarta-feira (15).
O Ibope já está desde ontem nas ruas realizando sua pesquisa, encomendada pela TV Globo. Serão entrevistados 3.010 eleitores. O protocolo do levantamento é BR-01097/2014.
Há outra pesquisa do Ibope para presidente, também contratada pela TV Globo, prevista para ser divulgada a partir de 16 de outubro. Serão entrevistados 2.002 eleitores e o protocolo do levantamento é BR-01101/2014.
Já o Datafolha vai às ruas nesta terça-feira (14), e na quarta-feira (15), para fazer pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o registro no TSE, serão entrevistados 9.260 eleitores. O protocolo do levantamento é BR-01098/2014. A data prevista para a divulgação dos resultados também é 15 de outubro, um dia depois do primeiro debate que acontece nesta terça-feira, na Band.
Institutos de pesquisa, como qualquer empreendimento humano, são passíveis de erros. Mas, disparidades acentuadas em resultados obtidos comprometem a credibilidade já debilitada das pesquisas de opinião no Brasil. Apesar de acreditar que o Sensus aproxima-se mais da realidade e que os demais institutos vão apresentar resultados colocando Aécio à frente, entendo que com qualquer resultado que outros institutos venham a apurar, Sensus ou Vox - quem sabe, ambos - estarão na berlinda até o dia da eleição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário