Nesta sexta-feira (9), a partir das 9h da manhã acontece, no auditório da SDU, em Marabá, reunião do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. Os conselheiros serão informados que a Caixa Econômica Federal aprovou a proposta metodológica do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Marabá (PLHIS/Marabá).
O PLHIS é documento considerado essencial para habilitar o município nos programas de habitação do Governo Federal e a aprovação da Proposta Metodológica é a primeira das três etapa de elaboração do PLHIS. A proposta de Marabá foi aprovada pelo Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social (CMHIS) e pela Caixa Econômica Federal, sem nenhuma restrição, com nota 10,0.
Ao assumir, o prefeito João Salame foi informado que a gestão anterior não apresentou no prazo estipulado - final de 2012 - o PLHIS. Com isso, Marabá ficaria de fora de todos os programas habitacionais do Governo Federal. Um prejuízo incalculável.
João tratou de sanar o problema, nomeando uma comissão multissetorial liderada pelo superintendente Gilson Dias, da SDU. Agregando profissionais tarimbados de diversas secretarias, Dias conseguiu, em menos de oito meses, fazer o que a gestão anterior não deu conta de fazer em quatro anos.
Com a proposta metodológica aprovada, o próximo passo é realizar um amplo diagnóstico da ocupação do solo urbano em Marabá para, então, propor uma política habitacional decente para a cidade. Além disso, o PLHIS deve integrar o Plano Diretor de Marabá, considerar o Plano Plurianual 2014/2017 nas suas políticas intersetoriais e demais diretrizes de planejamento existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário