O senador paraense Fernando Flexa Ribeiro (PSDB) anunciou através de sua conta no Twitter que esteve discutindo a situação da logística e das estradas federais no Pará no Ministério dos Transportes, em Brasília, acompanhado pelo deputado federal Lúcio Vale.
Segundo o senador tucano, está confirmada para janeiro de 2013 a entrega do projeto executivo das obras de derrocamento do Pedral do Lourenção, essencial para garantir a viabilidade da Hidrovia Araguaia-Tocantins, projeto estratégico para o desenvolvimento de Marabá e de toda a região do Meio-Norte.
A hidrovia é condição essencial para a implantação do projeto Alpa/Aline, que pretende verticalizar a produção de aços planos na região do Carajás.
Gente muito bem informada, entre os quais o próprio presidente da influente Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), Ítalo Ipojucan, não acredita que a Alpa/Aline seja realmente implantada nos próximos dois anos.
Fala-se que existe grande oferta de aço no mercado, o que desestimularia a Vale em investir, imediatamente, na Alpa em Marabá. A mineradora anunciou seus investimentos para 2013 - na ordem de US$ 15 bilhões - cerca de US$ 10 bilhões menor que o esperado pelos analistas econômicos.
Mas, a retomada do crescimento anunciada pela China, maior consumidor de aço do Mundo, pode forçar a Vale a rever seus planos de deixar para 2015 a implantação da Alpa. E a construção da hidrovia pode ser o estímulo que faltava para garantir a concretização da Alpa/Aline.
Por outro lado, o Governo do Pará sob o comando do tucano Simão Jatene ainda precisa movimentar-se para garantir a transferência à Vale da área conhecida como lote 11, que permanece em litígio judicial.
De toda forma, o Governo Federal demonstra interesse em apoiar o desenvolvimento da região do Carajás. Agora, a bola está com a Vale. A mineradora haverá, agora, de decidir se fará ou não a parte que lhe cabe neste esforço.
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