Conforme o blog já havia noticiado desde o ano passado e mais recentemente aqui, a Infraero, empresa pública responsável pelos aeroportos do país, decidiu investir na reforma do acanhadíssimo aeroporto de Marabá. Depois de prometer melhorar a segurança dos voos através da modernização da torre de controle, agora anunciou, na quinta-feira (8), a reforma do terminal de embarque e desembarque de passageiros. Com a reforma haverá ampliação de guichês para check-in, melhorias nas áreas de embarque e desembarque de passageiros, aém de novos portões de embarque.
O contrato foi publicado no Diário Oficial da União e terá o valor inicial de R$ 4,6 milhões. As obras estão previstas para durarem até oito meses após a assinatura da Ordem de Serviço, que deve ocorrer nos próximos dias.
Espera-se que prazos e custos sejam cumpridos.
Mas, é esperar por algo raro quando se trata de obras públicas no Brasil.
O site Contas Abertas estima que apenas 12% dos contratos sejam cumpridos no prazo e menos de 3% não sofrem reajustes.
Esperemos que o aeroporto de Marabá forme na estatística minoritária.
Estivéssemos em um Estado realmente preocupado com o desenvolvimento regional, Marabá estaria ganhando um novo aeroporto.
Dentro de mais dez anos, um prazo relativamente curto, o aeroporto que será "modernizado" estará no meio da cidade.
Sua mera presença já impede a expansão vertical de Marabá, uma necessidade que estará configurada para dentro em breve.
Metade dos investimentos previstos para Marabá e região concretizados nos próximos cinco anos e teremos na mão um outro boom imobiliário e estes terrenos serão ainda mais valorizados.
Quando chegar o momento que o transporte aéreo voltar a estrangular, e ele chegará logo, queridos, o custo será infinitamente maior.
Mas, enfim, transformar o aeroporto de Marabá em algo melhor que uma rodoviária no meio do nada já é alguma coisa. É pouco, mas sem dúvida teremos que lutar muito para termos nosso próprio Estado do Carajás e, aí sim, exigir obras que alcancem para além das "reformas", "guaribadas", "gambiarras" e "tapa-buracos".
Acreditem em mim. Este dia chegará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário