30 de março de 2012

Câmara de Parauapebas aprova criação do "Banco de Alimentos"

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (27), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei N°05/2012 que cria o Banco de Alimentos de Parauapebas. A proposta, de autoria do Poder Executivo, tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos e servir como incremento da alimentação das famílias mais carentes do município.
O Banco de Alimentos, um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai funcionar a partir da doação de frutas, legumes, verduras e cereais inadequados para a comercialização, mas próprios para consumo. Os produtos recolhidos serão manipulados e tratados dentro dos padrões de segurança alimentar. Depois serão destinados a entidades sociais e famílias carentes. Não serão aceitas doações em dinheiro. Para o vereador Odilon Rocha (PMDB), a criação do Banco de Alimentos é uma maneira de fazer justiça, pois vai ajudar as pessoas que passam fome. “Esse projeto vai trazer dignidade para a população. O Brasil é o país que mais desperdiça comida. Quantas toneladas de alimentos, que poderiam ser aproveitadas, vão para o lixo toda hora, enquanto milhares de pessoas passam fome?” indagou.
O vereador Adelson Fernandes (PDT) se absteve alegando que desconhecia a matéria. Ele classificou a proposta como eleitoreira. “Segurança alimentar se faz com investimentos na Zona Rural para que o homem do Campo possa produzir com qualidade, para garantir o sustento da cidade. O projeto é belo, mas por que surgiu nesse momento, em ano eleitoral?” questionou.
Zé Alves (PT) informou que a criação do Banco de Alimentos atende a uma das metas que foi acordada durante a Conferência Nacional de Segurança Alimentar. “Ficou estabelecido que a partir daquele momento os municípios iriam criar Bancos de Alimentos e Conselhos de Segurança Alimentar, além de desenvolver diversas outras ações contra a fome”.
O Banco de Alimentos será composto por três coordenadorias: geral, nutricional e social, e ainda por uma divisão operacional. A administração do programa será feita pela SEMAS, juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A proposta ainda será apreciada em segunda votação. (Com informações e foto do site Pebinha de Açúcar.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário