7 de março de 2012

Aneel não autoriza reajuste de 20% na tarifa de energia e diz que caos na Celpa foi causado por má gestão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu não autorizar o reajuste de 20,14% na tarifa de energia elétrica pleiteada pela Rede Celpa. A empresa pré-falimentar argumentava que as duas últimas revisões tarifárias determinadas pela Aneel geraram a crise atual.
A Aneel não concorda. Diz que o buraco foi cavado pela própria empresa que não tem uma gestão eficiente e não conseguiu integralizar o capital através de recursos destinados por seus sócios.
A decisão da Aneel indica ainda que seja iniciado o processo de inadimplência. Será, digamos, o começo do fim. Depois disso virá a revogação da concessão. Em 60 dias a Celpa precisa apresentar um plano de melhoria dos seus serviços. O prazo coincide com aquele fixado pela Justiça para a recuperação judicial da empresa.
Neste prazo a Celpa precisa conseguir um sócio que tenha capital suficiente para, pelo menos, amortizar a dívida corrente de curto prazo. Caso isso não ocorra a falência será inevitável, a não ser que a Eletrobras resolva assumir a dívida e, consequentemente, o controle da empresa.
A Justiça também concedeu liminar à Celpa para impedir que bancos credores retenham bens e valores da empresa.
Além disso, está prevista para amanhã (8) audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), para discutir a questão da pré-falência da Celpa. A diretoria da empresa e todos os parlamentares deverão comparecer.
A Celpa deve mais de R$ 2 bilhões. A dívida do Grupo Rede, controlador da empresa, deve mais de R$ 6 bilhões. A empresa é responsável por mais de 1,8 milhão de ligações domiciliares no Pará.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário