13 de fevereiro de 2012

Deu empate na eleição da AMAT-Carajás. Decisão final será tomada dia 27, em Belém.


A Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins (AMAT-Carajás), realizou hoje (13) uma de suas mais concorridas assembleias. Visando a eleição da nova diretoria da entidade, o encontro, realizado nos salões do Hotel Itacaiúnas, atraiu para Marabá, sudeste do Pará, 35 dos 38 prefeitos de municípios representados pela AMAT-Carajás e contou com a participação de Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua (PA) e Presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará, dos deputados estaduais João Salame Neto (PPS), Bernadete Ten Catten (PT) e Tião Miranda (PTB), além do deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB).

Mas, apesar de concorrido, o evento que começou as 9hs da manhã e encerrou às 14hs, foi inconclusivo. Após os discursos de praxe, foram frustradas todas as tentativas foram para unificar as duas chapas inscritas, encabeçadas por Hildefonso de Abreu Araújo (PP), prefeito de Abel Figueiredo (ao lado) e Celso Lopes Cardoso (PSD), prefeito de Tucumã (abaixo).
Passou-se então ao processo de votação secreta em urna. Todos os 35 prefeitos ou seus representantes presentes assinaram a relação de votação. Mas, ao ser feita a totalização foram encontrados apenas 34 votos na urna, sendo 17 votos para cada uma das chapas. Estava criado o impasse. Como o estatuto da 
AMAT-Carajás não prevê critérios para o desempate, os líderes das duas chapas resolveram proclamar o resultado e marcar uma nova reunião, desta feita para Belém, que será realizada na sede da entidade, no dia 27 de fevereiro, quando será decidido se haverá nova eleição ou se as chapas encontrarão, enfim, um consenso.
A decisão não agradou a todos. A prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher (PSDB), tentou ainda garantir a vitória de Celso Lopes alegando que na ausência de critérios deveria ser proclamado vencedor o candidato mais velho. Contudo, a posição de Cristina Malcher (acima), foi rechaçada pela esmagadora maioria dos prefeitos que viram o risco de estabelecer-se uma cisão definitiva na entidade. Assim, Luciano Guedes (PDT), prefeito de Pau d'Arco, permanece à frente da entidade até que os prefeitos cheguem a uma decisão final sobre quem afinal presidirá a AMAT-Carajás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário