22 de janeiro de 2012

Coutinho vence as prévias do PT em Parauapebas e fica a 18 votos da indicação. 2º turno será dia 05 de fevereiro


Encerrada a apuração dos votos no processo de prévias do Partido dos Trabalhadores em Parauapebas. Com cerca de 10% de abstenções, o resultado aponta para a realização de segundo turno, previsto para 5 de fevereiro, entre José das Dores Couto, o "Coutinho", da Democracia Socialista e o deputado estadual Milton Zimmer, da Articulação Socialista.
Dos 512 filiados aptos a votar, 454 compareceram às urnas. Houve 1 voto em branco e 1 nulo. Coutinho obteve 210 votos; Milton recebeu 122 votos; Leo Mendes obteve 94 votos; Antonio Neto, 14 e Euzébio Rodrigues, 12.
Faltaram 18 votos para que Coutinho alcançasse a maioria absoluta dos votos e garantisse a indicação já no primeiro turno.
Neste momento, cerca de 80 militantes ligados à candidatura de Coutinho fazem festa em frente à sede do PT em Parauapebas, mas não devem estender as comemorações por muito tempo. A partir de amanhã começa a corrida às bases dos candidatos derrotados. Milton e Coutinho terão menos de quinze dias para fechar os acordos necessários para o nomo escrutínio de fevereiro.
Contando com o apoio de grande parte dos líderes petistas e do prefeito Darci Lermen, é dada como certa a vitória de Coutinho no segundo turno e a confirmação de sua candidatura.
A vitória de Coutinho hoje (e com quase o dobro de votos do segundo colocado) tranquilizou o candidato e principalmente, os líderes dos partidos aliados que formam a base de sustentação do governo de Darci. Considerado mais flexível e aberto ao diálogo, Coutinho deverá contar com mais de nove partidos em sua base de apoio, caso confirme sua indicação pelo PT.
Enquanto isso, em Belém segue a contagem de votos. Com cerca de 9 mil filiados aptos a votar e com a previsão de 7 mil votantes, a apuração deverá se arrastar por algumas horas. Tudo indica que lá também haverá segundo turno. O deputado federal Claudio Puty e o vereador Alfredo Costa apareciam como favoritos, mas o deputado estadual Carlos Bordalo corria por fora em busca de uma vaga no segundo turno.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário